Atendimento Segunda a Sexta-feira das 8:15 às 11:45 e das 13:00 as 17:45 - Sábados das 8:30 às 11:45 (Horário de Brasília) Comprar Nos Ligamos para Você Atendimento online

10 livros que ensinam a administrar sua empresa e organizar sua vida

10 livros que ensinam a administrar sua empresa e organizar sua vida

É comprovado que a leitura só acrescenta e traz beneficios ao ser humano. Seja um livro cultural, romântico, fictício ou de outra narratória, sempre irá ensinar o leitor de alguma maneira. Mas existem aquelas que também instruem a melhorar ou qualificar situações. São destas que iremos falar hoje.

Você quer tornar sua empresa ainda mais profissional? Quer saber trabalhar em grupo ou lidar com pessoas? Atingir suas metas, vendas ou ainda, administrar melhor sua empresa e seu tempo? Saiba quais livros irão mudar sua vida dando um salto em qualidade e profissionalismo.

Como fazer amigos e Influenciar Pessoas - Dale Carnegie

Este é um livro brilhante que costuma fazer grandes mudanças nas pessoas que o lêem e encaram com seriedade o desafio de mudar a si mesmo antes de querer mudar os outros. Na minha opinião, se você tivesse que ler apenas um livro desta lista, ou se quisesse começar por algum em específico, sugiro fortemente começar por este.  O próprio título mostra o que você pode esperar desta obra, com centenas de exemplos reais de pessoas como eu e você que resolveram adotar uma vida mais consciente e fizeram verdadeiras revoluções. Esse é o tipo do livro que certamente você vai ler e reler diversas vezes.

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes - Stephen Covey

O autor é brilhante no ponto central deste livro: Ele mostra que ao mudar a maneira como nós nos vemos e como interagimos com as pessoas a nossa volta, podemos ser mais bem sucedidos.  Ele trata de sete hábitos, que abrangem a maioria dos princípios da eficiência humana, com um nível de pensamento maduro. Fala sobretudo de autodomínio, trabalho em equipe e renovação contínua.

A Cauda longa - Chris Anderson

O livro mostra o impacto que as novas tecnologias, especialmente a web 2.0 e as comunidades de novos dispositivos trouxeram para a economia de massa para um mercado de nichos e micronichos. Por décadas os consumidores estavam acostumados a se comportar conforme a onda da maioria, e compravam os hits (os top 10, top 40 de um determinado segmento). Esse modelo foi por água abaixo com a introdução de aplicativos e máquinas (hardwares) novos, onde o consumidor se vê livre da imposição dos grandes gestores de hits: gravadoras no mercado de música, produtoras no mercado de filmes, editoras no mercado de livros, passando a mergulhar em nichos até então praticamente inacessíveis. Os poucos grandes hits, dão lugar a uma infinidade de possibilidades. A grande constatação de Anderson, reforçada por depoimento de grandes executivos do mercado online é que apesar da venda diminuir drasticamente quanto mais de aprofunda no eixo (na cauda), o valor raramente chega a zero, e o mais importante: em muitas situações a soma dos valores acumulados pode ser muito próximo ou até mesmo superior ao HIT.  Essa lógica é bem importante sobretudo na venda de produtos virtuais, onde o custo de armazenagem, estoque e logística é praticamente nulo.

Free: O futuro dos preços - Chris Anderson

O mesmo autor de “A Cauda Longa”, neste livro aborda o futuro dos preços e mostra que na economia digital as empresas conseguem transformar serviços gratuitos em milhares de dólares.  Veja o caso do Facebook, Twitter, YouTube, e do próprio Google. Mostra uma tendência acentuada neste mercado, que vai além da mídia e mostra que a redução drástica de uma série de itens de produção tornam possível dar o produto de graça ao invés de uma simples amostra grátis. 

A meta - Eliyahu Goldratt

Excelente livro que aborda a teoria das restrições de uma forma totalmente diferente: em forma de romance. Nesta obra, o gerente de uma fábrica se vê no risco iminente de que sua fábrica seja fechada pela alta administração, pois ela está com pedidos atrasados, ritmo de trabalho insustentável e muitos outros problemas. Com a ajuda de um consultor, conseguem diminuir o lead-time dos pedidos (tempo de espera entre um pedido feito pelo cliente e a entrega efetiva pela empresa) de alguns meses para algumas semanas.  É uma leitura envolvente e trata especialmente dos gargalos de produção.  Leitura obrigatória.

Foco, uma questão de vida ou morte para sua empresa - Al Ries

Não importa o tamanho nem o ramo da sua empresa, neste livro o autor vai te mostrar com exemplos de diversas empresas que é possível aumentar a competitividade se você estreitar o foco. Aqui entra uma atitude dolorosa proposta pelo autor: dizer não aquilo que lhe tira do foco. 

Alta performance em vendas - J.Oliver Crom e Michael Crom

É um curso completo de vendas, condensado em menos de 280 páginas. Sugiro que você leia primeiro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, pois o conteúdo de Alta Performance em Vendas somente faz sentido se você entender os princípios básicos de relações humanas abordados por Dale Carnegie.  Objetivamente, ele ensina como fazer mais vendas, e como reduzir objeções.

Administrando para Obter Resultados - Peter Drucker

Resumiria este livro dizendo que se trata de uma faculdade de administração condensada em uma única obra. De todos os livros desta lista, este livro você precisará de concentração máxima, de muita reflexão e precisa ser digerido aos poucos. É um livro que pode fazer toda a diferença em sua maneira de enxergar a empresa. Nas palavras do autor: A empresa eficaz é a que focaliza em oportunidades em vez de problemas.

Lee Iacocca, uma autobiografia

Aos que gostam de biografias e autobiografias, uma que não pode faltar para o pequeno empresário é a autobiografia do Sr.Mustang - como era conhecido Lee Iacocca, um americano filho de imigrantes italianos que trabalhou na Ford, onde foi o responsável pela criação do Mustang. Demitido da empresa, algum tempo depois reaparece como presidente da Chrysler e foi especialmente importante no processo de reestruturação desta mega-montadora que estava a beira da falência. Por se tratar de um livro mais antigo, talvez seja difícil de encontrar, mas se você tiver oportunidade é um dos que vale muito a pena.

Não me faça pensar - Steve Krug

É um dos melhores livros de usabilidade na web que conheço. Você deve estar pensando: mas o que tem a ver usabilidade com uma pequena empresa?  Se você estiver pensando em fazer seu site você precisa ler este livro primeiro - mesmo que você contrate alguém para desenvolver seu site, vale a pena entender estes conceitos que são um tanto simples, mas que tratam sobretudo de bom senso. Se você ler este livro depois de já ter um site projetado, possivelmente vai dizer: “Meu Deus.... Preciso refazer meu site”. 

Gostou das dicas? Garanto que ao ler estes livros você terá um retorno ainda maior. Em caso de dúvidas ou curiosidades deixe seu comentário e fique a vontade para escrever sobre livros que também te marcou ou fez sua empresa dar uma reviravolta, tornando seu produto ou trabalho mais produtivo e qualificado. 

Boa leitura

« voltar