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FAQ - Dúvidas Gerais

O Sistema GPAF é homologado pela SEFAZ?

O GPAF é um "PAF-ECF - Programa Aplicativo Fiscal - Emissor de Cupons Fiscias", ou seja: um programa de computador, que serve para emitir cupons em impressoras fiscais.

Todos aplicativos PAF-ECF, precisam obrigatoriamente passar por uma análise por parte do CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária), através de um órgão técnico credenciado para aplicar os testes dos requisitos.

Se o aplicativo passar com êxito por todos os testes - ou seja: atender a todos os requisitos sem nenhum erro, o Órgão técnico emite um "Laudo de Análise Funcional de Programa Aplicativo Fiscal", que tem validade de 1 ano. Vencido este prazo de validade, o aplicativo precisa ser re-homologado, ou seja: precisa passar novamente por todos os testes do roteiro.

Após a emissão do laudo, ele é publicado no Diário Oficial da União, que oficializa a legalidade do laudo emitido pelo órgão técnico.

A homologação do GPAF ocorreu nos dias 24, 25 e 26.10.2011 na Polimig/SP, e obtivemos o Laudo número POL4082011. Dia 04.11.2011 teve sua publicação no Diário Oficial.

Publicação do Laudo do GPAF no Diário Oficial da União

Laudo de análise funcional - POL4082011

O GPAF é fácil de operar, opera sem mouse?

Pensamos em diversos detalhes que fazem a diferença na experiência de uso. O GPAF foi escrito levando em conta diversos elementos de usabilidade e acessibilidade. Analisamos através de testes com usuários, a interação entre o ser humano e o computador para compreender como poderiamos escrever um aplicativo mais agradável e especialmente mais fácil de operar - será mais simples treinar sua equipe, e a retenção do aprendizado será muito alta.

Diminuimos ao máximo o uso do mouse, sendo que no fluxo normal de utilização pelo operador: "login / abertura de caixa / venda / pagamento" - que representa praticamente 90% do uso do aplicativo, é feito todo sem a necessidade de clicks de mouse.

O GPAF é compatível com balanças?

Caso seu estabelecimento utilize balanças para vender produtos pesáveis (mercado por exemplo), o GPAF faz a leitura inteligente do código de barras impresso na etiqueta, interpretando o produto, o peso/quantidade adequadamente.

O sistema possui um dispositivo para abertura da gaveta?

Sim, no momento do pagamento o sistema faz a abertura automática da gaveta.

É possível utilizar múltiplas formas de pagamento para a mesma venda?

 Você consegue por exemplo, fazer uma venda de 300,00 recebendo 100,00 de entrada + 50,00 em cheque + 50,00 no cartao VISA + 100,00 no cartao MASTER. Não existe limite na quantidade de pagamentos para uma única venda.

Como controlar o valor existente em caixa?

Com o sistema GPAF você terá um controle exato do valor existente em caixa. Ao final de cada turno do operador, será impresso o mapa de caixa com a soma separada por DINHEIRO, CARTÃO, CHEQUES, PRAZO, etc. Cada operador faz a abertura e o encerramento do caixa no seu turno com o supervisor, adicionando mais transparência e segurança ao processo.

O que é um DAV?

O DAV é um documento para apoiar o processo de venda. São exemplos típicos de uso do DAV: Orçamentos, Pedidos, Ordem de Serviços, etc. O DAV não substitui o cupom fiscal que deverá ser emitido na finalização da venda. Caso sua empresa seja uma oficina de Conserto, você pode criar um novo DAV rapidamente para um cliente digitando a placa do veículo ou o número de série do produto que está sendo consertado.

Outro recurso importante no seu processo de trabalho, é a mesclagem de dois ou mais DAVs gerando um novo DAV com os itens selecionados pelo cliente.

O que é Pré-venda?

Forma de atendimento ao público onde o seu cliente escolhe os produtos no balcão, e o vendedor lhe passa um número (código) ou senha para identificação da venda. Com este número ele se dirige ao caixa e faz o pagamento. A impressão do cupom é feita apenas no caixa - não sendo impresso nenhum documento no balcão.

Informação:
Os recursos de DAV e Pré-Venda são opcionais e sua ativação tem um custo adicional de R$150,00.

É possível utilizar o código de barras para agilizar a venda?

Para agilizar o processo de venda, o Sistema GPAF é totalmente compatível com leitores de código de barras em uso no mercado (leitores de mão, de mesa, pistolas, etc). Você pode utilizar os próprios códigos de barras do fabricante nos padrões EAN-8, EAN-13, GTIN-14. Utilizar leitura de códigos de barras vai facilitar todo seu processo: desde a entrada do produto em estoque até sua venda no check-out.

É possível configurar os prazos / planos de pagamento?

Configure facilmente os Prazos / Planos de Pagamentos que serão disponibilizados no PDV (Ponto de venda) no momento do encerramento da venda a prazo. Você tem liberdade total para configurar seu sistema de acordo com sua necessidade.

Para tornar a operação de venda a prazo ainda mais segura, o sistema GPAF possibilita a impressão automática de relatório gerencial contendo o detalhamento das parcelas (datas de vencimentos e valores).

Ele gera arquivos e relatórios fiscais?

O sistema GPAF atende plenamente o Ato Cotepe 06/08 (Legislação do PAF/ECF), e gera todos os arquivos e relatórios fiscais estabelecidos na legislação.

  • "LX" - Leitura X: Relatório fiscal que informa todos os dados do movimento do caixa desde a abertura (início do expediente) até o momento da impressão. Nele se apresentam os totais acumulados de vendas, impostos, acréscimos/descontos, cancelamentos, recebimento e pagamentos não fiscais, sangria, suprimento e diversos outros dados de interesse do fisco.
  • "LMFC" - Leitura da Memória Fiscal Completa: Relatório fiscal de todas as REDUÇÕES Z gravadas na memória fiscal, com todos os dados. Permite a impressão por intervalo de datas ou por intervalo de número do Contador de ReduçãoZ.
  • "LMFS" - Leitura da Memória Fiscal Simplificada: Relatório fiscal similar a LMFC, mas sem a impressão de detalhes das reduçõesZ. Também permite a impressão por intervalo de datas ou por intervalo de números do Contador de ReduçãoZ.
  • "Espelho MFD" - Espelho da Memória Fita Detalhe: Geração do arquivo contendo os dados da memória fita detalhe, com uma cópia em formato "Espelho", ou seja: exatamente a imagem na íntegra da mesma forma que foi impresso no ECF. Permite a geração do arquivo por intervalo de datas ou intervalo de COO (Contador de Ordem de Operações).
  • "Arquivo MFD" - Arquivo da Memória Fita Detalhe: Geração do arquivo eletrônico contendo os dados de todos os documentos emitidos pela impressora fiscal, identificação do ECF (Emissor de cupom fiscal), do estabelecimento usuário, etc. no formato estipulado pelo ATO COTEPE 17/04. Permite a geração do arquivo por intervalo de datas ou intervalo de COO.
  • "Tab. Prod" - Tabela de produtos: Geração de um arquivo eletrônico para cada Tabela de Mercadorias e Serviços utilizadas pela sua empresa.
  • "Estoque": Geração de arquivo eletrônico com as informações do estoque de cada produto, existente na abertura do dia. Para a geração deste arquivo, entende-se por abertura do dia, o momento em que a primeira impressora fiscal do estabelecimento imprimir o primeiro documento (fiscal ou não fiscal).
  • "Movimento por ECF": Geração de arquivo eletrônico contendo os dados de movimento de cada uma das impressoras fiscais presentes no estabelecimento. Este arquivo é gerado imediatamente antes da ReduçãoZ diária (ou imediatamente após, caso a impressora fique com a ReduçãoZ pendente).
  • "Meios de Pagto.": Emite o relatório fiscal que exibe o valor do total diário de cada meio de pagamento.
  • "Vendas do Período": Geração dos arquivos do SINTEGRA (convênio 57/95) e SPED FISCAL (Ato Cotepe 09/08)
  • "Identificação do PAF-ECF": Emite o relatório fiscal com as informações detalhadas que identificam o Programa Aplicativo Fiscal, e são extraídos do Laudo de Análise Funcional.
  • "Tab. Índice Técnico de produção": Geração do arquivo eletrônico contendo a tabela com os índices técnicos de produção - utilizado quando o estabelecimento utilizar tabela de composições para baixa de estoque. Um exemplo disso é o estabelecimento que vender sanduiche, e fizer a baixa dos insumos (X fatias de pão, X fatias de queijo, X fatias de presunto, etc).
  • "DAV Emitidos": Comanda a impressão do relatório fiscal, ou gera o arquivo eletrônico contendo a lista dos DAVs emitidos em um determinado período.

É possível utilizar múltiplas tabelas de preços?

O Sistema GPAF permite a utilização de múltiplas tabelas de preços, de acordo a política comercial da sua empresa. Por exemplo: é possível você utilizar uma tabela de preços de venda a varejo, outra de venda a atacado, outra para clientes de grandes volumes, etc...

O sistema atende aos incentivos fiscais dos estados?

Sim, o GPAF atende aos programas de incentivos fiscais em todos os estados onde eles estão em vigor. Ao emitir o cupom fiscal, o aplicativo permite a identificação do consumidor através do CPF ou CNPJ no cupom fiscal. É possível configurar o aplicativo para solicitar a identificação.

Veja alguns exemplos:

  • Nota Fiscal Paulista - São Paulo / SP
  • Minas Legal - Minas Gerais/MG - Seguindo a legislação estadual, o aplicativo imprime os dizeres estabelecidos:   "MINAS LEGAL: 12345678901234 03112011 1125"
  • Cupom Mania  - Rio de Janeiro / RJ - Seguindo o estabelecido no Decreto 42084/2009 (DO-RJ de 21.10.2009) para o CUPOM MANIA:
    CUPOM MANIA, CONCORRA A PRÊMIOS
    ENVIE SMS P/ 6789: 12345678120611123456001
  • Nota Legal - Distrito Federal / DF.
  • Nota Alagoana  - Alagoas / AL.
  • Viva Nota  - Maranhão /  MA.
  • Nota da Gente  - Sergipe / SE.
  • Nota Legal Rondoniense  - Rondônia /  RO.

Como controlar a venda de produtos proibidos?

Vender produtos proibidos para menores de 18 anos (cigarros, bebidas, materiais de uso adulto), pode levar sua empresa a ser multada e sofrer diversos tipos de punição.

Através de um recurso parametrizável, o GPAF pode lhe auxiliar avisando quando um determinado produto é proibido para menores, fazendo com que o operador peça a identidade do consumidor.
Identificando que é um menor que está comprando algo proibido, o sistema cancela a venda automaticamente.

É possivel ativar auditorias?

O Sistema GPAF permite que você ative diversas auditorias no sistema, o que permite controlar as ações do operador de caixa. Você define quais auditorias deseja ativar ou desativar a qualquer momento.

Auditorias para Desconto / Acréscimo:

Limite de Desconto aplicável: Configure o percentual máximo de desconto permitido pelos operadores. Excedendo este limite é solicitada a presença do supervisor para liberação.
Limite de Acréscimo aplicável: Configure o percentual máximo de acréscimo permitido para os operadores. Excendendo este limite é solicitada a presença do supervisor para liberação.
Cancelamento de Desconto ou Acréscimo: Ative esta auditoria para que somente seja possível cancelar desconto ou acréscimo aplicado mediante a presença do supervisor.
Auditorias para Cancelamentos:

Cancelamento de item do cupom: Ative esta auditoria para que o operador de caixa somente consiga cancelar um item de cupom com a autorização do supervisor.
Cancelamento de cupom: Ative esta auditoria para que o operador de caixa somente consiga cancelar o cupom com a autorização do supervisor.
Auditorias da forma de venda:

Vendas a Prazo: Ative esta auditoria para que o operador de caixa somente consiga efetuar uma venda a prazo com a autorização do supervisor.
Vendas em Cheque: Ative esta auditoria para que o operador de caixa somente consiga efetuar uma venda em cheque com a autorização do supervisor.
Auditorias para Operações do Caixa:

Sangria: Ative esta auditoria para somente liberar Sangrias (retiradas de caixa) com a autorização do supervisor.
Suprimento: Ative esta auditoria para somente liberar Suprimentos (reforço de dinheiro em caixa) com a autorização do supervisor.
Abertura de caixa: Ative esta auditoria para que a abertura de caixa pelo operador seja feita em conjunto com o supervisor.
Fechamento de caixa: Ative esta auditoria para que o fechamento de caixa seja feito em conjunto com o supervisor.
Auditoria de Digitação:

Limite de quantidade: Configure o número máximo que será permitido no campo quantidade - util para evitar digitações incoerentes. Por padrão o número máximo para a quantidade é configurado em "9999".
Limite de troco: Configure o valor máximo de troco que será permitido para o operador ao finalizar qualquer venda - Por padrão o valor máximo de troco do sistema é configurado em R$ 100,00.

Ele faz operações de sangria e suprimento?

Com um módulo completo de "Caixa Registradora", é possível fazer todas as operações normais do dia-a-dia da sua loja, tais como: suprimento (aporte de dinheiro no caixa), sangria (retiradas), sangrias programadas (avisando o operador quando o caixa estiver com um determinado saldo em dinheiro), recebimento de parcelas das vendas a prazo, etc.

É possível programar a sangria após determinado valor em caixa?

Um recurso muito importante para a segurança de suas operações é a "Sangria Programada": Você estipula um determinado valor que você acha seguro manter em dinheiro no seu caixa - com isso, o sistema controla o saldo em dinheiro existente na gaveta, quando é atingido o valor estipulado, o sistema informa ao operador para que chame o supervisor informando um determinado código (código de sangria programada) e o supervisor faz a Sangria (retirada do dinheiro) e o guarda em local seguro.

Informação:
As impressoras fiscais não permitem o ajuste do relógio interno (o que somente pode ser feito pela assistência técnica - sob intervenção).

Como funciona o suporte?

Sempre que você tiver alguma dúvida, você entrará em contato com nossa central de atendimento e suporte através de e-mail, chat online, assistência remota ou telefone. A central de atendimento e suporte opera de segunda a sexta-feira, de 08:30 as 11:45 e das 13:30 as 18:00, e aos sábados das 08:30 as 11:40 - Horário de Brasilia.

Além disso, 24horas por dia, você tem a disposição nosso portal de ajuda e suporte, que conta com tutoriais online, video-aulas exemplos e muito conteudo atualizado diariamente por nossa equipe de apoio.

Nosso atendimento é totalmente online, o que garante que o custo de suporte será sempre o mais adequado ao seu negócio pois evita custos de deslocamento, diárias, horas de atendimento, etc...

Como entrar em contato com suporte?

Sempre que você tiver alguma dúvida, você entrará em contato com nossa central de atendimento e suporte através de e-mail, chat online, assistência remota ou telefone.

Qual é o horário de atendimento?

A central de atendimento e suporte opera de segunda a sexta-feira, de 08:15 às 11:45 e das 13:00 às 17:45, e aos sábados das 08:30 as 11:45 - Horário de Brasilia.

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