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Como cancelar / estornar uma venda

O Sistema Gestor permite que você cancele uma venda ou pedido, fazendo com que todas as transações desta venda sejam estornadas. Por exemplo: Automaticamente será feito o estorno do estoque, do pagamento no caixa (se tiver), estorno de comissão, etc...

Para garantir a integridade e a segurança das informações, esta operação somente será permitida após o usuário informar o motivo do estorno, para que fique registrado.

Caso tenha sido registrado algum pagamento relativo a este pedido, seja ele a vista ou a prazo com pagamento de alguma das parcelas, o sistema exige que seja feito o estorno do título individualmente - Isso é feito para minimizar o impacto de erros, e para manter controle e integridade nas operações.

Tópicos deste tutorial:
Estornando uma venda, que não teve nenhum pagamento registrado.
Estornando uma venda, que teve algum pagamento

Estornando uma venda, que não teve nenhum pagamento registrado.

1. Acesse: Menu Principal | Cadastros | Clientes

2. Será exibida a Tela de Fichas Cadastrais dos Clientes. Localize o cliente que você deseja cancelar uma venda (Clicando em "Localizar").

3. Clique no botão "Vendas"

4. Será exibida a lista de todas as vendas deste cliente - inclusive as que foram feitas pela venda no balcão.

5. Selecione qual você deseja cancelar - clicando sobre ela na grade - e depois clicando em "Acessar Pedido".

7. Será exibida a tela do Faturamento / Venda - preenchida com os dados do pedido que você selecionou.

8. Clique em "F8 - Config".

9. Clique em "Cancelar o pedido".

10. Informe o motivo do cancelamento - que ficará gravado no sistema - e ao final clique em "OK"

Estornando uma venda, que teve algum pagamento

1. Acesse: Menu Principal | Cadastros | Clientes

2. Será exibida a Tela de Fichas Cadastrais dos Clientes. Localize o cliente que você deseja cancelar uma venda (Clicando em "Localizar").

3. Clique na aba Financeiro.

4. Será exibida a lista de todos os títulos financeiros.

5. Por padrão o sistema exibe todos os títulos em aberto - ainda não quitados - porém o título que você precisa eliminar já está quitado.

6. Clique com o botão reverso do mouse (normalmente botão direito), e escolha "Todos os títulos já quitados".

7. Selecione o título você deseja cancelar - clicando sobre ele na grade, e clique em "Acessar título".

8. Será exibida a tela do cadastro de títulos - preenchida com os dados você selecionou.

9. Clique em "F6 - Transações", e selecione a transação financeira que você deseja eliminar. No caso do exemplo abaixo, vamos eliminar a transação de "Baixa - Pgto de título via Caixa".

10. Uma vez selecionado o título na grade, clique no botão "Apagar a Transação".

11. Por segurança, esta operação precisa ser confirmada pelo usuário, informando o Motivo / Justificativa, o qual será registrado no relatório de auditoria - disponível apenas para os usuários com permissão de Gerência.

12. Informe o motivo / Justificativa, e clique em "Confirmar".

13. Pronto, a transação que escolhemos foi eliminada do sistema, e os dados do usuário que solicitou essa eliminação, foram gravados no relatório de auditoria.

14. Volte para a tela de clientes, e clique no botão "Vendas".

15. Será exibida a lista de todas as vendas deste cliente - não importando se foram feitas pelo módulo de pedidos ou no balcão.

16. Selecione a venda que você deseja cancelar - clicando sobre ela na grade - e clique em "Acessar Pedido".

17. Será exibida a tela do Faturamento / Venda - preenchida com os dados do pedido que você selecionou.

18. Clique em "F8 - Config".

19. Clique em "Cancelar o pedido".

20. Informe o motivo do cancelamento - que ficará gravado no sistema - e ao final clique em "OK".

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