Atendimento Segunda a Sexta-feira das 8:15 às 11:45 e das 13:00 as 17:45 - Sábados das 8:30 às 11:45 (Horário de Brasília) Whatsapp Comercial Whatsapp Suporte Telefone Contato Comprar Nos Ligamos para Você Atendimento online

Como configurar a impressão do Comprovante de Pré-Venda

O Sistema Gestor permite algumas configurações simples para a impressão do Comprovante de venda (Não Fiscal), ou o Comprovante de Pré-Venda.

Tópicos deste tutorial:
Local de Saída: Impressora (Diretamente no driver do Windows).
Local de Saída: Bloco de Notas.
Local de Saída: Porta (COM/LPT).
Local de Saída: Porta (COM/LPT) - Em ambiente de rede.
Local de Saída: Não Imprimir.
Erros conhecidos.

Dentre estas configurações, você pode escolher o local onde irá imprimir o comprovante, que pode ser: No bloco de notas, diretamente na porta de impressão, ou no driver do windows.

1. Acesse: Menu Principal | Gerência | Configurações do Sistema.

2. Clique em Venda Rápida (PDV) | Cupom não Fiscal.

3. Preencha os campos para ajuste do seu cupom:
Margem Esquerda: Informe a margem esquerda (quantidade de caracteres).
Linhas em branco: Ajuste a quantidade de linhas que o sistema deverá saltar, ao final da impressão de cada cupom.

4. Saída: Escolha o local onde você deseja imprimir.  (Veja a seguir neste tutorial como proceder em cada caso).

Local de Saída: Impressora (Diretamente no driver do Windows).

Recomendamos esta forma de Saída se você utilizar uma impressora ligada diretamente nas portas USB do computador.

1. Instale sua impressora normalmente no windows.  (Botão Iniciar do Windows | Configurações | Impressoras e aparelhos de Fax | Adicionar nova impressora.

2. Atribua um nome para a impressora (este nome será usado pelo Sistema Gestor).

3. Feche e abra o sistema Gestor.  O Sistema Gestor verifica todas as impressoras cadastradas em seu computador no momento em que ele inicia - logo após o login. Como você instalou uma nova impressora, este procedimento é necessário para que o novo driver seja reconhecido.

4. Preencha as informações da sua impressora.

  • Largura: Informe a largura da bobina - recomendamos 89mm  (40 caracteres por linha)
  • Impressora: Escolha o nome da impressora na qual você deseja imprimir.
  • Fonte/Tamanho: Recomendamos Lucida Console, Tamanho 8.

Importante: Procure utilizar fontes em que o tamanho seja proporcional entre uma letra e outra. A Lucida Console é um exemplo disso, onde o espaço tem o mesmo tamanho que qualquer uma das letras ou números. Já a fonte Arial é um exemplo oposto, ou seja: u

m espaço ocupa um tamanho menor que as letras, e a letra "M", ocupa menos espaço que a letra "i". Portanto, um cupom impresso utilizando letra Arial sairá provavelmente desconfigurado.

Local de Saída: Bloco de Notas

Escolha esta forma de impressão, para que o Sistema Gestor gere um comprovante da pré-venda diretamente no bloco de notas, em formato de texto simples.

Local de Saída: Porta (COM/LPT)

Escolha esta forma de saída, para imprimir diretamente na porta de impressão do seu computador - onde a impressora estiver fisicamente conectada. As portas de impressão podem ser por exemplo: COM1, COM2, COM3, LPT1, LPT2, LPT3, etc...

Nesta modalidade de impressão, não é possível escolher fonte/tamanho da letra, pois a impressão é feita fisicamente na porta que você configurar.

Local de Saída: Porta (COM/LPT)

Escolha esta forma de saída, para imprimir diretamente na porta de impressão do seu computador - onde a impressora estiver fisicamente conectada. As portas de impressão podem ser por exemplo: COM1, COM2, COM3, LPT1, LPT2, LPT3, etc...

Nesta modalidade de impressão, não é possível escolher fonte/tamanho da letra, pois a impressão é feita fisicamente na porta que você configurar.

Local de Saída: Porta (COM/LPT) - Em ambiente de rede

Caso você utilize diversos computadores atendendo na Pré-Venda (Balcão), pode fazer com que todos eles utilizem uma única impressora, para centralizar a emissão dos comprovantes. Neste caso a porta de saída deverá ser a mesma em todos os computadores.

1. Peça ao administrador de sua rede, que compartilhe a impressora no computador ao qual ela esteja ligada fisicamente.

2. Solicite também ao administrador da sua rede, que faça o redirecionamento das portas dos computadores que irão imprimir, apontando para o compartilhamento criado acima.  O redirecionamento deverá ser feito de acordo com o sistema operacional que for utilizado, por exemplo, no Windows XP SP2, pode ser criado um arquivo de lote (.BAT), utilizando o comando "NET USE LPT2  \SERVIDORIMPRESSORA  /PERSISTENT:YES".

Alternativamente pode-se informar diretamente no campo "Porta" o caminho do compartilhamento, exemplo \SERVIDORIMPRESSORA, porém este método não é recomendado caso você possua mais de uma impressora não fiscal operando com o sistema.

Nota: Em alguns casos poderá ser necessário incluir usuário e senha na linha de comando. No prompt de comando digite "NET USE /?" para ver a sintaxe completa do comando.

Local de Saída: Não Imprimir

Escolha esta opção caso não queira imprimir nenhum comprovante ao finalizar uma pré venda. Neste caso, o sistema simplesmente exibirá uma mensagem de alerta ao final de cada pré-venda:

Erros conhecidos

Existem alguns erros conhecidos relacionados a impressão do comprovante de venda (comprovante não fiscal), ou comprovante da Pré-Venda:

1. Mensagem: "Printer Selected is not Valid" ou "Impressora Selecionada não é válida"

Causa: Essa mensagem ocorre quando o sistema está configurado para imprimir diretamente no Driver do Windows, mas a impressora configurada não existe mais, ou foi renomeada.

Correção: Acesse a tela de configurações do sistema (Menu Principal | Gerência | Configurações do sistema | Venda Rápida (PDV) | Cupom não fiscal, e escolha a Impressora correta.

2. Mensagem: "File not found" ou "Arquivo não encontrado"

Causa: Essa mensagem ocorre quando o sistema está configurado para imprimir na PORTA (COM/LPT), mas a porta não existe, ou a impressora está desligada / desconectada ou não está comunicando adequadamente.

Correção: Verifique se a porta está configurada corretamente no sistema. Verifique também se a máquina está conectada, ligada e funcionando adequadamente. Caso esteja tudo aparentemente funcionando corretamente, você pode optar por imprimir diretamente no Driver de impressão. Se esta for sua escolha, inclua uma nova impressora no windows, do tipo Genérica / Somente texto, e verifique se o windows consegue se conectar com a impressora.

« voltar Recomendar/Indicar este conteúdo Enviar uma pergunta