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Como fazer backup e restaurar os dados?

Ao informatizar os processos em sua empresa, você passa a depender cada vez mais dos dados registrados em seu sistema. A perda de dados sem dúvida nenhuma gera um incômodo muito grande, e estas informações somente estarão seguras se você tiver o hábito de fazer cópias de segurança com regularidade.

O Sistema Gestor pode lhe auxiliar neste processo, porém ele não faz cópias de segurança sozinho, dessa forma você precisa disparar o processo de Backup manualmente.

Tópicos deste tutorial:
Como fazer uma cópia de Segurança (Backup)
Restaurando a cópia de segurança
Pergunta Frequente: Ao formatar o computador, como preservar os dados?
Pergunta Frequente: Preciso instalar o sistema em casa e no escritório. Como fazer?

Como fazer uma cópia de Segurança (Backup).

1. Acesse: Menu Principal | Gerência | Fazer Backup dos dados;

s

2. Será exibida a tela para realizar a cópia de segurança.

3. Leia atentamente as instruções, e clique em "Avançar".

4. Caso você esteja utilizando o sistema em rede, Certifique-se de que todos os usuários fecharam o sistema. 

5. Clique em "Iniciar Processo".

6. Após concluído o processo, o sistema apresentará o nome do arquivo da cópia de segurança.

 

Saiba o que significa o nome do arquivo criado:
C:\Gtot2000\Backup\  = Pasta onde o arquivo foi gerado;
BKP_GSERV = Backup do sistema Gestor.SYS - Serviço; 
2010-10-04_19-51 = Data do Backup no formato Ano / Mês / Dia / Hora / Minuto. No exemplo acima, a cópia foi efetuada no dia 04 de outubro de 2010, às 19:51hs.

Restaurando a cópia de segurança;

1. Acesse: Menu Principal | Gerência | Restaurar dados;

 

2. Será exibida a tela para restauração dos dados.

3. Leia atentamente as instruções da tela. Quando estiver seguro em relação a restaurar os dados de um arquivo de dados mais antigo que o atualmente em uso, clique na caixa de checagem "Aceito os riscos e confirmo a restauração dos dados".

4. Clique em "Avançar", para ver a listagem dos arquivos de backup disponiveis para restauração.

5. Será exibida a tela com a lista de todos os arquivos de backup disponíveis na pasta C:\GTOT2000\BACKUP.

6. Selecione o arquivo que servirá para origem da restauração, e clique em "Avançar".

 

7. Por padrão o sistema exibe a listagem de todos os backups gravados em C:\GTOT2000\BACKUP\. Caso o seu arquivo de origem esteja localizado em algum outro local (em um CD por exemplo), clique em "Localizar Arquivos".

8. Escolhido o arquivo (item 6 ou 7 acima), clique em "Iniciar Processo".

9. Pronto, os dados do seu sistema foram restaurados de acordo com sua escolha.

Dica: A senha de entrada no sistema é a senha antiga - ou seja: a senha que você utilizava quando a cópia de segurança foi feita.

Pergunta Frequente: Ao formatar o computador, como preservar os dados?

Quando você adquiriu seu sistema, você recebeu um aplicativo instalador. Sugerimos que você o grave em um CD ou DVD, e dessa forma podes reinstalar quantas vezes for necessário sem nossa interferência.

Entenda como funciona: Normalmente os desenvolvedores de aplicativo fazem o controle (anti pirataria), através de número serial para liberação, e isto é um inconveniente quando você precisa reinstalar. Para evitar este contratempo nosso software utiliza um controle anti pirataria diferente e inovador que não necessita de SERIAIS.

Segue o roteiro:

1. Antes de formatar seu computador, faça um backup dos dados como explicado acima.

2. Grave o arquivo de Backup em um Pen Drive, CD ou DVD.

3. Formate seu computador.

4. Instale novamente o Sistema Gestor (utilizando o aplicativo instalador) que você recebeu quando comprou o software.

5. Acesse o sistema e restaure os dados - seguindo as orientações de restauração deste tutorial.

Dica: Ao invés de seguir estas etapas para realização do backup do sistema ou caso ocorra alguma falha, poderá realizar um backup completo de forma manual, acessando o Meu Computador | C:  e copiar a pasta inteira chamada de "GTOT2000", salvando-a dentro de um Pen drive ou qualquer mídia externa, sendo que poderá formatar a máquina e depois reconfigurar o sistema sem precisar instalar novamente.

Pergunta Frequente: Preciso instalar o sistema em casa e no escritório. Como fazer?

Alguns administradores possuem o hábito de manter o sistema instalado na empresa, e diariamente atualizar o computador pessoal (em casa), como forma de backup, e também como forma de fazer pequenas consultas, verificações e conferências fora do local de trabalho.

O primeiro passo é instalar o Sistema Gestor na empresa e em casa. Basta seguir os passos da instalação. O Sistema Gestor.Sys será instalado na pasta C:\GTOT2000\ (que é criada pelo próprio aplicativo instalador).

Exemplo 1: Transportando os dados da empresa para sua casa.

Na empresa: Faça um backup em seu Servidor, seguindo as instruções deste tutorial, e salve o arquivo gerado pelo backup em um Pen Drive, CD ou DVD.

Em Casa: Faça uma restauração dos dados, Localizando o arquivo de origem no seu Pen Drive, CD ou DVD.

Exemplo 2: Transportando os dados de casa para a empresa.

Em Casa: Faça um backup no computador de casa, e salve o novo arquivo gerado pelo backup em um Pen Drive, CD ou DVD.

Na empresa: Faça a restauração dos dados diretamente no seu servidor, localizando o arquivo de origem na mídia que você utilizou para o transporte (Pen Drive, CD ou DVD).

Considerações importantes:

1.  Nos dois exemplos você terá que ter muito cuidado e seguir rigorosamente as instruções acima, uma vez que o arquivo de backup contém todas as informações do seu banco de dados, Preste atenção em especial a data e hora dos arquivos, e certifique-se de que está atualizando corretamente verificando a data/hora dos arquivos, onde o arquivo novo sempre terá que ter a data mais atual do que o antigo.

2. Ao atualizar o sistema, você deverá tomar o cuidado de manter os dois sistema (empresa e casa), na mesma versão, ou seja: ao atualizar na sua empresa, deverá atualizar também em sua casa.

3. Não existe possibilidade de sincronizar os dados. Dessa forma não é possível cadastrar dados nos dois locais simultaneamente, pois ao efetuar a restauração os dados ficarão idênticos ao local de origem. Por exemplo: Não importa se você cadastrou 200 clientes novos na sua casa. Se não os cadastrou na empresa, ao restaurar os dados, o banco de dados do computador de casa ficará idêntico ao banco de dados do computador da empresa.

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