Como fazer um novo pedido de venda? [Vídeo]
O Sistema Gestor permite que você controle suas vendas através de pedidos. Essa funcionalidade é utilizada por muitas empresas que trabalham sob encomenda dos clientes, ou através da emissão de pedidos pelos seus vendedores ou representantes.
Este módulo possibilita a geração do pedido de venda, e também um controle distinto sobre a quantidade pedida pelo cliente e a quantidade efetivamente entregue e faturada.
1. Acesse a ficha cadastral do cliente para o qual deseja fazer o pedido. Acesse: Menu Principal | Cadastros | Clientes.
2. Localize a ficha do cliente (Clicando no botão localizar).
3. Uma vez localizado o cliente, clique no botão Venda:
4. Para incluir um novo pedido, clique no botão Fazer Novo Pedido, (Simbolizado por um sinal de mais), existente no topo da tela:
5. Preencha os dados da tela de pedido, e ao finalizar clique em (F3 - Confirmar)
Dica: Caso o seu cliente compre sempre com um mesmo prazo de pagamento, com uma mesma carteira de cobrança, ou você já tenha definido a tabela de preços padrão deste cliente, Você pode otimizar o preenchimento desta tela.
Basta acessar a Ficha Cadastral do cliente e preencher os dados da página Financeiro.
Importante: Para liberar o acesso ao botão (F6 - Produtos), os dados da parte "Financeiro" do pedido, devem ser preenchidos.
6. Clique em (F6 - Produtos), e você terá acesso à tela de digitação dos produtos. Informe todos os itens comprados pelo seu cliente.
Dica: Na tela de digitação dos itens do pedido, você vai encontrar duas colunas: Dados do Pedido e Dados do Faturamento. Recomendamos que você preencha apenas a coluna Dados do Pedido, e use a coluna Dados do Faturamento apenas no quando você estiver enviando o pedido para o cliente - momento em que irá encerrar o pedido e emitir a fatura, nota, etc..
7. Após todos os produtos do pedido terem sido digitados, Feche a tela de itens e clique em "Trocar Fase", isso fará com que a digitação seja encerrada.
8. Neste ponto o pedido está devidamente incluido no sistema, e se encontra com o status "2- Em Produção".
Saiba mais sobre as Fases / Status dos Pedidos:
Para facilitar a compreensão, utilizamos uma marcação em cada pedido que informa qual a fase atual do pedido.
O pedido segue as seguintes fases:
Fase 1: Digitação do pedido - É quando você está digitando os dados financeiros e os itens comprados pelo cliente - Basicamente é o processo descrito em detalhes acima.
Fase 2: Em produção - É quando o pedido foi todo digitado, e está aguardando ser produzido ou ser separado para posterior envio.
Fase 3: Finalizado - É quando você informou que itens está de fato remetendo para o cliente. No momento em que você informa ao sistema que deseja ENCERRAR o pedido, os seguintes processos são disparados:
- Baixa do Estoque (das quantidades faturadas).
- Crédito de comissão do vendedor (se informado um vendedor)
- Geração automática dos títulos a receber (de acordo com o prazo informado no pedido)
Dica: Para trocar a fase de um pedido, utilize os botões existentes na barra lateral.