Atendimento Segunda a Sexta-feira das 8:15 às 11:45 e das 13:00 as 17:45 - Sábados das 8:30 às 11:45 (Horário de Brasília) Comprar Nos Ligamos para Você Atendimento online

Como fazer uma venda por consignação.

Uma modalidade muito utilizada por atacadistas, fabricantes e mesmo por comerciantes com vendedores, é a Venda Consignada.  O Sistema Gestor possui uma funcionalidade especial nesse sentido que vai lhe auxiliar a obter o máximo controle, facilitando o processo de envio, conferência e cobrança.

Tópicos deste tutorial:
Como fazer uma venda em consignação
Como fazer a Conferência / Retorno

Como fazer uma venda em consignação

1. Acesse: Menu Principal | Cadastros | Clientes. Observe que você pode fazer a consignação também para seu vendedor, neste caso acesse: Menu Principal | Cadastros | Representantes / Vendedores.

2. Localize o cliente para o qual será feita a venda em consignação, clicando em "Localizar".

3. Clique na aba de "Venda".

4. Inclua um novo pedido, clicando no ícone correspondente na barra de botões.

5. Você terá acesso a tela de vendas por pedido.

6. Preencha as informações do pedido normalmente (Informações financeiras, Vendedor, etc...).

7. Modifique a "Modalidade da Venda", para "Consignação":

8. Clique em "(F6) - Produtos" - Observe que o botão de Produtos somente estará disponível após preencher os dados Financeiros do pedido, que são obrigatórios (Tabela de preço, Prazo de pagamento e Carteira de Cobrança).

9. Você terá acesso a tela de digitação dos itens.  Neste momento, digite os itens que você está enviando ao seu cliente, usando apenas a coluna "Pedido". No exemplo abaixo, vamos enviar 20 unidades do produto: "0210 - Biquini Princess"

10. Digite todos os itens que estão sendo entregues ao cliente, e ao finalizar clique em "Sair", para fechar a tela de digitação dos ítens, e voltar para o pedido.

11. Observe que na tela de pedido, o sistema liberou 3 novos botões, existentes apenas na modalidade de Consignação, são eles:  "Remessa, Retorno e Relatórios".

12. Clique em "Relatórios", para imprimir o comprovante de Remessa da sua consignação.

13. Finalize a Digitação, clicando em "Trocar Fase".

14. Confirme a operação. É neste ponto que o sistema fará a saída de estoque dos produtos que estão sendo entregues em consignação.  A saída será total, ou seja: todos os itens digitados no pedido serão baixados do seu estoque, visto que eles de fato não estarão mais no seu estoque, porém neste momento ainda não será feito nenhum lançamento no financeiro.

Como fazer a Conferência / Retorno

1. Acesse a ficha do cliente do qual está retornando a consignação. Clique em: Menu Principal | Cadastros | Clientes.

2. Localize o cliente, clicando em "Localizar".

3. Clique na aba  "Vendas".

4. Na listagem, por padrão irão aparecer os pedidos provenientes de venda, modifique a modalidade para "Consignações".

5. Selecione a Consignação que você deseja efetuar o retorno - Clicando sobre ela na grade, e clique em "Acessar Pedido".

6. Você terá acesso novamente a tela do pedido.

7. Clique em "(F6) - Produtos"

8. Clique em "Retorno":

9. Será exibida a tela de conferência da Consignação.

10. Preencha as informações da tela, confirmando as quantidades que retornaram (que não foram vendidas).

11. Digite todos os itens que estão sendo devolvidos (que estão retornando) do cliente. Observe que neste exemplo, fizemos o envio de 20 peças do produto "0210 - Biquini Princess", e estamos informando o retorno de 8, com isso, a diferença (ou seja, a quantidade que foi vendida, são 12 unidades). Conforme você for informando os retornos, a quantidade vai sendo atualizada na grade.

12. Após efetuar a conferência de todos os itens, volte para a tela do pedido, onde a informação de retorno também estará atualizada, conforme demonstra a imagem a seguir:

13. Clique em "Relatórios", para imprimir o relatório de conferência.

14. Clique em "Encerrar", para que o pedido seja devidamente encerrado.

14. Confirme a operação. É neste ponto que o sistema fará a entrada dos produtos que retornaram (já que a saída se deu no momento da remessa), e fará também o lançamento financeiro (títulos a receber), da quantidade que foi efetivamente vendida.

« voltar Recomendar/Indicar este conteúdo Enviar uma pergunta