Atendimento Segunda a Sexta-feira das 8:15 às 11:45 e das 13:00 as 17:45 - Sábados das 8:30 às 11:45 (Horário de Brasília) Comprar Nos Ligamos para Você Atendimento online

Como gerar uma Ordem de Produção, fazendo a explosão dos insumos. [Vídeo]

No momento em que você fizer a digitação de um pedido, você digitará os itens vendidos - ou seja: os produtos finais. Estes itens podem ser compostos por outros "componentes" ou "insumos", e no momento de produzir o sistema irá gerar uma ordem de produção com a devida "explosão" dos componentes.

Por exemplo: Se a sua empresa fabricasse (ou montasse) canetas esferográficas, você realizaria a venda de uma determinada quantidade de canetas. Porém na hora de montar ou produzir cada caneta, você necessitaria dos insumos dela que neste exemplo serão: 1 ponteira esferográfica, 1 corpo acrílico com 15 cm, 23 ml de tinta azul, 1 tampa inferior, 1 tampa superior e 1 tubo plástico para armazenagem de tinta.

Tópicos deste tutorial:
1. Como digitar um pedido e gerar a ordem de produção.
2. Como visualizar e imprimir a ordem de produção.

Como digitar um pedido e gerar a ordem de produção.

Veja como gerar um pedido e criar a ordem de produção com a devida explosão dos insumos:

1. Acesse: Menu Principal | Cadastros | Clientes.

2. Localize o cliente para o qual será efetuado o pedido, clicando no botão "Localizar".

3. Clique na página: "Faturamentos" - Será exibida a lista de todas as vendas que você efetuou para este cliente.

4. Para incluir um novo pedido, clique no botão incluir, (Simbolizado por um sinal de mais), existente no topo da tela:

5. Preencha os dados da tela de pedido - especialmente os itens obrigatórios - e ao finalizar clique em "F3 - Confirmar".

6. Clique em "F6 - Produtos", e você terá acesso à tela de digitação dos produtos.

7. Clique em "F2 - Incluir" e informe todos os itens comprados pelo seu cliente.

8. Informe a quantidade que o cliente solicitou no pedido.  Observe que nesta tela de digitação do pedido você encontrará duas colunas (dados do pedido e dados do faturamento). Para gerar a ordem de produção, você precisa informar as quantidades na coluna "Dados do Pedido"

Dica: A coluna de "Dados do faturamento" é utilizada para que você informe a quantidade efetivamente enviada ao cliente no momento do faturamento. Se você digitar os pedidos sempre que eles chegam na empresa, possivelmente o preenchimento de "dados do pedido" ocorrerão antes do envio dos produtos - quando então será utilizada a coluna de "dados do faturamento".

9. Clique em "F3 - Confirmar".

10. Prossiga digitando todos os itens solicitados por seu cliente - seguindo os passos 7 a 9 acima.

11. Ao finalizar a digitação de todos os itens pedidos pelo cliente, clique em "Sair".

12. Clique em "Trocar Fase".

13. Confirme a mudança de fase - Isso fará com que a digitação seja encerrada e seja gerada a Ordem de Produção - e a explosão automática dos insumos / componentes.

Como visualizar e imprimir a ordem de produção.

1. Uma vez gerada a Ordem de Produção, clique em: "F8 - Config".

2. No bloco de "Outros Relatórios", clique em "Acessar Ordem de Produção".

3. Você será remetido para a tela desta Ordem de Produção, onde o sistema vai lhe exibir os produtos finais (produto que o cliente fez o pedido), bem como todos os insumos necessários para a produção / montagem.

4. Observe que as quantidades de cada insumo / componente foram multiplicadas pela quantidade do pedido. Neste exemplo, para fabricar uma caneta utiliza-se 23 ML de tinta azul, portanto para fabricar as 10 canetas do pedido, serão necessários 230 ML de tinta azul, e assim por diante ocorrendo com todos os componentes do produto final.

5. Clique em "Imprimir" e escolha o relatório de sua preferência.

« voltar Recomendar/Indicar este conteúdo Enviar uma pergunta