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Como obter Ajuda e Suporte

Ao instalar e iniciar a utilização do Sistema Gestor,  você e sua equipe poderão ter dúvidas sobre algum processo ou alguma tela em específico. Para facilitar a solução, elaboramos diversos materiais e formas de apoio.

Recomendamos que sempre siga o roteiro abaixo, para obter ajuda da forma mais rápida possível.

Tópicos deste tutorial:
Como obter ajuda em uma tela do sistema.
Como obter suporte no portal.
Faça uma pergunta aos nossos operadores de suporte.
Como anexar um Printscreen de uma tela.

Como obter ajuda em uma tela do sistema

1. As telas do Sistema Gestor possuem uma ajuda sensível ao contexto, isso significa que em caso de dúvidas sobre alguma tela ou algum campo em específico, basta pressionar F1 no seu teclado ou clicar no botão "F1 - Ajuda" disponível na tela.

2. Será exibido o arquivo de ajuda - já posicionado diretamente na explicação sobre a tela que você tem dúvida.

Como obter suporte no portal

Como complemento ao arquivo de Ajuda, você tem a disposição o nosso Portal de Suporte, onde encontrará diversos tutoriais passo-a-passo, vídeo aulas, perguntas e respostas, erros conhecidos, informações sobre novidades nas atualizações, e muito mais. 

Importante: Para ter acesso ao Portal de Suporte, você precisa estar conectado na internet.

1. Clique no atalho existente da barra de Ferramentas.

ou acesse o Menu Principal | Ajuda | Tutorial OnLine do Gestor.

2. O seu navegador web será ativado e a página principal do portal de suporte será exibida.

3. Se for sua primeira visita ao portal, sugerimos que o adicione aos seus sites favoritos. Basta pressionar o botão "Adicionar aos Favoritos".

4. Para navegar no portal, clique nos ícones que representam os módulos do Sistema Gestor, ou utilizando a Caixa de Pesquisa existente no topo da tela.

5. Utilize a caixa de Pesquisas: Digite o assunto que você precisa de auxílio, e pressione "Enter":

Faça uma pergunta aos nossos operadores de suporte:

Caso sua dúvida não tenha sido esclarecida com o portal de suporte e com a ajuda disponível na tela, você pode enviar um email ao nosso centro de suporte. Um atendente irá receber sua solicitação.

1. Clique no atalho existente da barra de Ferramentas.

ou acesse o Menu Principal | Ajuda | Contato / Suporte.

 2. Será exibida a tela de Mensagem para o Suporte:

3. Preencha as informações solicitadas na tela, e ao final clique em "Enviar".

Importante: Para enviar sua solicitação, você precisa estar conectado na internet.

4. Caso seja necessário anexar arquivos, você pode utilizar os botões de controle existentes na tela. Atenção: Nosso sistema de atendimento não irá classificar mensagens contendo anexos executáveis, nem arquivos com mais de 5MB.

5. Recomendamos que sempre que possível, você anexe uma cópia (Printscreen) da tela onde você está enfrentando a dificuldade. Para saber como anexar um printscreen da tela do Sistema Gestor, leia o tópico ao final deste tutorial.

Como anexar um Printscreen de uma tela.

1. Dentro do Sistema Gestor, entre na tela que você está com dificuldade - de preferência com a mensagem de erro sendo exibido.

2. Aperte o botão PRINTSCREEN existente no seu teclado. Isso fará com que o Windows tire uma "foto" de toda a sua tela, e a deixe na memória.

3. Acesse o Paint:  Menu Iniciar | Programas | Acessórios | Paint

4. Assim que entrar no Paint, clique em Editar | Colar:

5. Pronto, a imagem da tela que você capturou sera exibida no seu Paint.

6. Grave em arquivo, clicando em: Arquivo | Salvar.

7. Escolha uma pasta e dê um nome para o arquivo. Por exemplo: "Suporte - Dúvida na tela de clientes.JPG".

Dica: Recomendamos que no momento de gravar, você escolha o formato JPG (JPeg), pois ele ocupará menos espaço e será mais rápido para enviar.

8. Na tela do suporte, clique em "Anexar Arquivo".

9. Escolha a imagem que você gravou no item 7 acima.

10. Clique em "Enviar".

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