Atendimento Segunda a Sexta-feira das 8:15 às 11:45 e das 13:00 as 17:45 - Sábados das 8:30 às 11:45 (Horário de Brasília) Comprar Nos Ligamos para Você Atendimento online

Como trabalhar com as Tabelas de Preços

O Sistema Gestor permite que você configure as listas de preços de maneira bem flexível, sendo adaptável a diversas situações comerciais.

Você pode adaptar este roteiro de acordo com a sua necessidade, mas imagine que você trabalha com moto-peças e tenha 3 tabelas de preços distintas:

1- Tabela de vendas no balcão – Que você utiliza para os clientes que compram esporadicamente, é a tabela de maior preço que você tem dentro da empresa.

2 – Tabela para clientes fidelizados – Utilizada para os clientes que compram mensalmente, é igual a tabela de vendas no balcão, mas com um desconto de 30%

3 – Tabela de vendas para grandes volumes – Utilizada para os clientes que compram em grande volume, equivale a 50% do valor da tabela 1 (vendas no balcão).

Dica: Neste exemplo que vamos reproduzir, a empresa utiliza uma tabela como base (a tabela 1), e todas as outras são obtidas através de multiplicador em cima desta tabela.

Criar a tabela de preços básica = “Tabela de vendas no balcão”

1. Acesse: Menu Principal | Faturamento | Lista de Preços.

2. A tela de Manutenção de Listas de preços será exibida.

Observação: Ao instalar o software, automaticamente já estão cadastradas duas listas de preços (Atacado e Varejo). Neste caso podemos utilizá-las simplesmente alterando seus nomes e fazendo as ligações corretas. Para fins didáticos, optamos por eliminar as duas e iniciar o processo do zero.

Dica: Caso você ainda não tenha feito nenhum pedido, nem utilizado as tabelas nos cadastros de clientes, você pode simplesmente eliminá-las (Clicando em Excluir).

4. Para adicionar a nova tabela, clique em "Incluir".

5. Preenche os campos do Assistente de Criação de Tabelas de Preços, e ao finalizar clique em "Confirmar".

 6. Pronto, neste ponto a Tabela que chamaremos de "Vendas no balcão" está criada.

Criar a Tabela para Clientes Fidelizados.

1. Clique em "Incluir" .

2. Será exibida a tela do "Assistente de Criação de Tabelas de Preços": Preencha os campos:

Tabela Mestre: Escolha a tabela que servirá de base para a criação desta nova tabela. Neste nosso exemplo, a base será a tabela de “Vendas no balcão”.

Coeficiente: Informe o coeficiente de multiplicação para obter os preços da nova tabela.

Importante: Neste exemplo, as tabelas de Venda no balcão e Tabela para clientes Fidelizados, terão um vínculo, de modos que ao alterar ou incluir um preço na tabela de vendas no balcão,  automaticamente o sistema irá preencher o preço na tabela de vendas para clientes fidelizados.

Exemplo:
Produto – Espelho retrovisor modelo x
Preço na tabela de vendas no balcão: R$.145,00
Preço na tabela de vendas para clientes fidelizados: R$.101,50 (145.00 x 0,3) ou (145.00 x 70%)

Criar a Tabela para Grandes Volumes.

1. Clique em "Incluir"

2. Preencha os campos da "Tabela para Grandes Volumes", e estabeleça o vínculo com a Tabela de Vendas no Balcão.

3. Ao finalizar o preenchimento, clique em "Confirmar".

Informações sobre uso de coeficientes de multiplicação:
Se você quiser aumentar um valor em 10%, utilize o fator de multiplicação 1.10
Se você quiser aumentar um valor em 23%, utilize o fator de multiplicação 1.23
Se você quiser diminuir um valor em 10%, utilize o fator de multiplicação 0.90
Se você quiser diminuir um valor em 30%, utilize o fator de multiplicação 0.70

Informar os valores de venda dos produtos

Caso você tenha seguido os exemplos acima, (adaptados a sua realidade), basta que você ao criar um novo produto, informe o preço apenas na tabela básica "Vendas no balcão",  e automaticamente o sistema irá fazer os cálculos para as outras duas tabelas. Veja no exemplo abaixo:

Dicas e informações sobre tabelas de preços:

  • Você pode incluir quantas tabelas de preços você tiver necessidade. Temos clientes com mais de 30 tabelas operando dentro do sistema.
     
  • Você pode criar tabelas sem vínculo nenhum entre elas, nesse caso, na tela de “Assistente de criação” deixe em branco o campo de vínculo, ou seja, o campo “Tabela Mestre”.
     
  • Caso você sempre utilize a mesma tabela para um determinado cliente, ficará mais prático adicionar essa informação em sua Ficha Cadastral, na Página “Financeiro”
     
  • Algumas empresas praticam um preço a vista e aplicam um % de acréscimo no preço a prazo, se este for o seu caso, você poderá utilizar tabelas vinculadas, ou ainda informando este % de acréscimo no momento da criação do prazo de parcelamento. Veja isso em: Menu Principal | Cadastros | Cadastros Auxiliares (Gerais) | Prazos de Pagamentos. Qualquer uma das duas formas é válida.
     

Como Imprimir uma Lista de Preços:

1. Acesse: Menu Principal | Faturamento | Tabelas de Preços.

2. Selecione a tabela que você deseja imprimir - Clicando sobre ela na grade.

3. Clique em "Imprimir".

4. Selecione os grupos de produtos que deseja imprimir, e clique em "OK".

5. Escolha um dos relatórios disponíveis.

« voltar Recomendar/Indicar este conteúdo Enviar uma pergunta