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Como utilizar as Rotas de Entrega.

Uma funcionalidade que pode ajudar muito no planejamento da sua logística é o controle de pedidos por Rotas de Entrega.

Tópicos deste tutorial:
Como configurar o Sistema Gestor para habilitar as Rotas de Entrega
Como cadastrar uma rota de entrega
Como ligar um cliente a uma determinada rota de entrega
Como emitir os relatórios das Rotas de Entrega.

Como configurar o Sistema Gestor para habilitar as Rotas de Entrega

1. Acesse: Menu Principal | Gerência | Configurações do Sistema.

 

2. Selecione a página "Sistema | Configurações Avançadas"

3. Marque a caixa de seleção: "Habilitar Controle de Rotas de Entrega"

4. Clique em "Gravar".

5. Pronto, seu sistema está preparado para trabalhar com o Controle de Rotas de Entrega, e você já pode cadastrar suas rotas.

Como cadastrar uma Rota de Entrega

1. Acesse: Menu Principal | Cadastros | Cadastros Auxiliares (Gerais) | Rotas de Entrega.

2. Será exibida a tela para cadastramento das Rotas. Clique em "Incluir".

3. Preencha as informações do cadastro (Código / Descrição).

 

4. Clique em "Confirmar".

5. Repita os passos acima, e cadastre todas as suas Rotas de Entrega.

6. Após suas Rotas estarem cadastradas, você poderá ligar cada cliente a uma Rota.

Como ligar um cliente a uma determinada rota de entrega

Uma rota ou um roteiro pressupõe uma ordem. Ou seja, uma rota obrigatoriamente começa no "ponto A", e termina no "ponto N", passando pelos pontos  "B,C,D..L,M" , dessa forma, sugerimos que você faça uma lista dos clientes de cada uma das rotas, e ordene essa lista, de acordo com a ordem em que a entrega será feita.

1. Acesse: Menu principal | Cadastros | Clientes.

2. Localize o primeiro cliente da sua Rota, clicando no botão "Localizar".

3. Clique na página "Perfil", e preencha as informações da Rota.

4. Observe que além da Rota, o sistema permite que você informe a Sequência deste cliente dentro da rota.  Sugerimos que você utilize múltiplos de 10 para facilitar a inclusão de novos clientes em um ponto específico da rota.  Por exemplo, o primeiro cliente terá a sequência 10, o segundo será o 20, o terceiro o 30, o décimo quinto cliente será o 150. Se por algum acaso entrar um cliente novo entre o segundo e o terceiro cliente, você pode atribuir um número intermediário a ele (25 por exemplo).

Como emitir os relatórios das Rotas de Entrega.

A qualquer momento você pode emitir os relatórios de pedidos ou clientes ordenados por rotas, e existem duas formas de imprimir:

1. Acessando a listagem de pedidos em aberto: Menu Principal | Faturamento | Vendas.

2. Clique em "Imprimir".

3. Selecione algum dos relatórios disponíveis, como por exemplo: "014.01.07.00 - Pedidos em aberto - Por Rota de Entrega - Qtd.Fatura".

4. A outra forma de imprimir relatórios em ordem de Rotas de Entrega, é diretamente na tela de cadastro das rotas. Acesse: Menu Principal | Cadastros | Cadastros Auxiliares (Gerais) | Rotas de Entrega.

5. Selecione a rota para a qual deseja imprimir os relatórios. Para selecionar uma rota, basta clicar sobre ela na grade.

6. Clique em "Imprimir".

7. Escolha um dos relatórios disponíveis.

 

 

 

 

 

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