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FAQ - Financeiro

Como informar o saldo inicial nas contas bancárias que trabalho. Preciso informar o saldo inicial para utilizar no fluxo de caixa.

Resposta: Como cada uma das contas bancárias (e caixa), é na realidade, uma conta contábil, você pode fazer o lançamento do saldo inicial de duas formas:

Forma 1 - Lançamento de Saldo Inicial - Diretamente pela tela do caixa:
1. Acesse: Menu principal > Financeiro > Caixa
2. Clique em "Trocar conta"
3. Escolha a conta bancária que você deseja utilizar (Banrisul por exemplo)
4. Pronto, a tela de lançamentos agora está pronta para receber lançamentos na conta do Banrisul.
5. Clique no botão "Incluir"
6. Preencha a data do lançamento.
7. Escolha uma conta para a contrapartida contábil - sugiro que utilize a conta "Transitória", para efetuar os lançamentos de saldos iniciais de todas as contas necessárias.
8. Informe o restante dos dados (valores, histórico, etc...)
9. Clique em INCLUIR.

Forma 2 - Lançamento de Saldo Inicial - Através de um lançamento contábil
1. Acesse a tela de lançamentos contábeis: Menu Principal > Contabilidade > Lançamentos
2. Clique em Incluir.
3. Preencha os dados do lançamento contábil. 
4. Clique em CONFIRMAR.

Como fazer para tirar um relatório de contas a pagar ou a receber?

Resposta: Você pode emitir diversos relatórios das contas a pagar ou a receber. Basicamente existem duas formas bastante utilizadas para você emitir estes relatórios, veja:

Relatórios de todas as  contas a pagar (a todos os fornecedores)
1. Acesse: Menu principal | Financeiro | Títulos a pagar | Em aberto.
2. Será exibida a listagem das contas a pagar (que estão em aberto).
3. Clique no botão "Imprimir" existente no topo da listagem, simbolizado com o ícone de uma impressora (que se encontra ao lado do botão ACESSAR TITULO).
4. Escolha um dos relatórios disponíveis.

Relatórios de contas a pagar de um determinado fornecedor.
1. Acesse: Menu Principal | Cadastros | Fornecedores
2. Localize o fornecedor para o qual deseja obter a listagem - clicando no botão LOCALIZAR.
3. Clique na página "Títulos" existente na parte inferior da ficha cadastral do fornecedor.
4. Será exibida a listagem de todos os títulos a pagar deste fornecedor.
5. Clique no botão de impressão existente no topa da listagem, simbolizado com o ícone de uma impressora (que se encontra ao lado do botão ACESSAR TITULO).
4. Escolha um dos relatórios disponíveis.

Relatório de Contas a receber: O processo de listagem das contas a receber é similar ao explicado acima, trocando apenas o local de acesso.

Relatórios de todas as  contas a receber (de todos os clientes)
1. Acesse: Menu principal | Financeiro | Títulos a RECEBER | Em aberto.

Relatórios de contas a receber de um determinado cliente.
1. Acesse: Menu Principal | Cadastros | CLIENTES

Como incluir um novo banco (instituição bancária)?

Resposta: Você pode incluir um novo banco (instituição bancária) seguindo os seguintes passos:

1. Acesse: Menu Principal | Cadastros | Cadastros Auxiliares (Gerais) | Bancos.
2. Clique em "Incluir".
3. Preencha os campos de acordo com sua necessidade.
4. Após finalizar o preenchimento, clique em "Confirmar".
5. Pronto, o novo banco (instituição bancária) deverá aparecer na tela de pesquisa de bancos.

Como faço para registrar os boletos de cobrança emitidos pelo Gestor?

Os boletos emitidos pelo Sistema Gestor, eram boletos sem registro, isto é: O Banco não tem conhecimento deste boleto até que ele seja pago, sendo que este módulo foi reestruturado para emitir boletos registrados, realizando a remessa e retorno dos arquivos ao banco, sendo necessário verificar com o comercial a aquisição deste módulo e a forma de funcionamento.

Como ver as contas já pagas a um determinado fornecedor?

1. Acesse: Menu Principal | Cadastros | Fornecedores.
2. Localize a ficha do seu fornecedor (clicando no botão "Localizar Ficha").
3. Clique no botão "Financeiro" - Por padrão será exibida a lista de títulos em aberto deste fornecedor.
4. Selecione na grade de filtragem de títulos e escolha a opção: "Todos os títulos já quitados".
5. Pronto, será exibida a listagem de todos os títulos já quitados na grade.

Opcionalmente, na mesma tela de títulos, você pode imprimir um relatório de todos os títulos já quitados deste fornecedor:
1. Clique no botão de Relatórios (simbolizado por uma impressora), existente no menu lateral à esquerda da tela.
2. Escolha um dos relatórios disponíveis, como por exemplo: "032.03 - Liquidados > 032.03.01.00 - Por carteira".

Como visualizar as contas atrasadas?

Existem duas formas de você ver as contas que já estão vencidas (atrasadas):

1) Na lista de títulos em aberto:

- Acesse: Menu Principal | Financeiro | Títulos a Receber | Em aberto.

- Os títulos que estiverem atrasados estarão destacados em cor de rosa, enquanto os títulos em aberto (e ainda não vencidos), estarão em azul.

2) Relatório:

- Na lista de títulos, clique no botão de impresão (simbolizado por uma impressora), e escolha o relatório: "600.01.06.00 - Em atraso - Por data de vencimento".

Quais são as diferentes formas de cálculo da comissão?

O sistema Gestor trabalha atualmente com 3 formas distintas de cálculo do comissionamento:
1) Variável por vendedor - Creditada no recebimento dos títulos: ou seja, por liquidez - se o título não for quitado, a comissão não é creditada. 

2) Variável por vendedor - Creditada no momento da venda - Independente do recebimento, ou seja: uma vez efetuada a venda, a comissão estará creditada ao vendedor. 

3) Variável por produto - Creditada no momento da venda - Configurando o sistema para trabalhar com esta opção, será aberto um campo de percentual de comissão diretamente nas fichas de produto, o qual será levado em conta no momento do encerramento do pedido. Veja mais detalhes no tutorial: Como calcular comissões com percentual variável por produto.

Caso você utilize as modalidades 1 ou 2 (variavel por vendedor): Para facilitar seu trabalho você pode deixar preenchido o percentual padrão do vendedor em sua própria ficha cadastral - assim o sistema preencherá este percentual no momento da criação do pedido e do título. Independente de valores padrão, existe um campo apropriado tanto no cadastro do pedido, quanto no título financeiro, que você pode editar e informar o percentual apropriado para aquela negociação. 

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