Atendimento Segunda a Sexta-feira das 8:15 às 11:45 e das 13:00 as 17:45 - Sábados das 8:30 às 11:45 (Horário de Brasília) Comprar Nos Ligamos para Você Atendimento online

Nota Fiscal - Como configurar o layout

Caso você venha a utilizar o Sistema Gestor para emissão de notas fiscais, lembre-se de que em alguns estados brasileiros, é necessário solicitar autorização da Secretaria da Fazenda. Sugerimos que você entre em contato com seu contabilista, pois ele é a pessoa tecnicamente especializada para lhe dar este tipo de orientação.

Para configurar sua nota fiscal, siga os seguintes passos:

1. Acesse: Menu Principal | Gerência | Configurações do Sistema.

2. Selecione a página "Notas Fiscais"

3. Clique em "Incluir".

4. Preencha as definições do novo Layout:

Nome do Layout: Preencha com um novo para o novo layout - esta é uma informação de uso interno, que visa facilitar a sua compreensão.

Sigla: Preencha com uma sigla para o novo modelo. Esta informação será utilizada apenas internamente, para facilitar a leitura nos relatórios.

Qtd. de Produtos: Informe a quantidade de itens (produtos) que serão impressos na nota fiscal. Este número é essencial para que o sistema calcule corretamente a quantidade de notas fiscais que serão geradas para cada um dos pedidos. No exemplo acima, se em um determinado pedido você incluir 50 produtos diferentes, o sistema irá gerar 3 notas fiscais.

Qtd. de Serviços: Informe a quantidade de itens de serviços que poderão ser impressos em sua nota fiscal. Caso você não tenha o quadro de serviços no corpo da sua nota, informe zero neste campo.

Qtd. de Duplicatas: Informe a quantidade de duplicatas que deverão ser desdobradas (listadas) em sua nota fiscal. O sistema permite de uma até 24 duplicatas.

Local das Duplicatas: Selecione em que local da nota as duplicatas serão listadas. O sistema permite que sejam listadas no topo (normalmente abaixo da identificação do cliente), ou na base da nota.

Descrição dos Produtos: Selecione como o sistema deverá imprimir as descrições dos produtos.

Após configurar as definições da sua nota fiscal, clique em "Gravar".

5. Selecione a página "Nota Fiscal", e preencha cada uma das medidas. Preste atenção em especial as medidas M1 a M6, explicadas em detalhes abaixo:

Atenção: Todas as medidas são expressas em milímetros.

M1 = Altura total do formulário da NF - Informe a altura total da nota, iniciando no topo até a base do formulário.  Essa medida precisa ser exata, pois é a responsável pelo salto de página entre os formulários na sua impressora.

M2 = Largura total do formulário da NF - Informe a largura total da sua nota. Para esta largura não considere a parte destacável, ou seja, informe apenas a largura útil da sua nota.

M3 = Altura da Seção 1 - Do topo da nota até início dos produtos - Informe a medida iniciando no topo da nota até o topo dos produtos.  Considere o topo dos produtos como sendo o quadro do cabeçalho dos produtos, que já está impresso na nota.

M4 = Altura da Seção 2 - Do final dos produtos até a base do formulário - Informe a medida iniciando no final do quadro dos produtos, até a base do seu formulário de nota fiscal.

Importante: As distâncias M1, M3 e M4 são essenciais para a correta disposição dos produtos no quadro destinado a eles. O sistema não possui uma medida para o quadro de produtos (área util de impressão dos produtos), e ele é calculado automaticamente levando em conta essas 3 medidas. 

M5 = Distância do topo da seção 2, até topo do painel de serviços - Informe a distânica entre o final do quadro de produtos, até o início do quadro de serviços. Apenas utilize esta medida se sua nota fiscal tiver um quadro para descrição dos serviços.

M6 = Largura do painel para serviços - Informe a largua útil de impressão do quadro de listagem dos serviços. Da mesma forma que a medida M5, apenas informe este dado se sua nota fiscal tiver um quadro para descrição dos serviços.

Para facilitar a compreensão das medidas, elaboramos duas imagens de layout contendo setas de direção, para evidenciar o início e fim de cada uma delas.

Clique aqui para ver o Layout de exemplo.

ou

Clique aqui para ver o Layout de exemplo para nota fiscal com quadro de serviços.

6. Preencha cada uma das informações solicitadas, diretamente na grade de medidas de acordo com o layout da sua nota fiscal.

Coluna "Visível" - Desmarque esta caixa de seleção caso o campo selecionado não deva ser impresso na nota fiscal. Ao desenvolver o sistema, pensamos em desenvolvê-lo da forma mais genérica possível, então poderá ocorrer de existirem mais campos na grade do que você de fato tem na sua nota fiscal. Caso você não tenha um determinado campo em sua
nota ou simplesmente não queira que ele seja impresso, desmarque esta caixa de seleção.

Coluna "Descrição do campo": Descreve o campo da nota fiscal, para você se orientar. (não é possível você alterar a descrição de um campo).

Coluna "Vertic.": Informe a medida vertical do campo, em milímetros, ou seja: a distância do topo da seção até o início do campo.

Coluna "Horiz.": Informe a medida horizontal do campo, em milímetros, ou seja: a distância da borda esquerda do formulário, até o início do campo.

Coluna "Tam.": Informe a medida da largura do campo, em milímetros.

Coluna "Alinhamento": Descreve a forma de alinhamento do campo. (não é possível você alterar a descrição de um campo).

Dica: Para facilitar as medidas, você precisa utilizar uma régua com divisão de milímetros (réguas comuns encontradas em qualquer papelaria).

7. Preencha as informações das medidas das Faturas (Duplicatas) que serão impressas na sua nota fiscal:

8. Preencha as medidas da seção de "Produtos".  Nesta página em particular, observe que a distância vertical normalmente será zero. Isso ocorre pois a área destinada aos produtos, é dinâmica, e você vai informar as medidas de uma linha de produtos apenas, o restante das linhas o sistema se encarrega de calcular as posições do topo automaticamente.

9. Preencha as medidas da seção de "Serviços". Nesta página em particular, observe que a distância vertical normalmente será zero. Isso ocorre pois a área destinada aos serviços é dinâmica - de forma similar aos produtos, e você vai informar as medidas para uma linha apenas, e o restante das linhas o sistema se encarrega de calcular as posições do topo automaticamente.

10. Preencha as medidas para as informações de "Impostos" na nota fiscal. Observe que a distância vertical deve ser medida a partir do final do quadro de produtos.

11. Preencha as medidas para as informações do "Transportador". Observe que a distância vertical deve ser medida a partir do final do quadro de produtos.

12. Preencha as medidas para as informações de "Dados Adicionais". Observe que a distância vertical deve ser medida a partir do final do quadro de produtos.

13. Clique em "Imprimir Layout" para imprimir um teste da configuração do seu layout.

Dicas úteis:

1.  Disponibilizamos um gabarito de teste de impressão, e sugerimos que você imprima este gabarito em cima de uma de suas notas de teste.

Acesse: Menu Principal | Faturamento | Notas Fiscais | Relatórios | 011.04.01.00 - Gabarito para configuração.

2. Lembre-se de que todas estas medidas são estáticas, ou seja elas não se modificarão a menos que você as altere. Portanto, somente terão o efeito correto se você SEMPRE posicionar a sua nota fiscal com a mesma margem esquerda e com o mesmo ponto de início.

Para saber mais como manusear sua impressora para definir o ponto de início de impressão, também chamado de “Ponto zero”, consulte o manual da sua impressora ou
entre em contato com o fabricante.

3. Caso você não disponha de formulários de teste, e seu contabilista sugeriu que você não utilize formulários sequenciais para teste, existe uma alternativa, que é a sobreposição de um formulário contínuo em branco em cima de uma nota fiscal em branco, ou seja, você irá imprimir na folha de papel em branco, e irá olhar contra a luz para ver se os campos estão alinhados. Esta forma é muito mais trabalhosa, mas não desperdiça seus formulários de nota fiscal.

4. Ainda sobre formulários de teste: Economize estes formulários da seguinte forma: Ao imprimir, utilize uma única via por vez, dessa forma você multiplica por 4 ou 5 a quantidade de formulários disponíveis para teste.

5. Você pode criar quantos layouts você precisar, ou seja, pode fazer 2, 3, 4, 5 modelos de layout de nota distintos, e no momento da criação da nota, o sistema irá solicitar qual o modelo que você deseja gerar para impressão livre ou de um determinado pedido.

« voltar Recomendar/Indicar este conteúdo Enviar uma pergunta