Fiscalização do ICMS inaugurou laboratório que simula restaurantes.
![]()
Com a proximidade do veraneio 2012, a fiscalização do ICMS de SC inaugurou na ultima terça-feira (dia 13.12.2011) um laboratório que simulará o ambiente de software e hardware encontrado nas empresas, os auditores fiscais vão ser treinados para fiscalizar os contribuintes que emitem cupom fiscal.
O laboratório possui duas estações de tabalho que vai permitir simulações em dois tipos de restaurante: um que fornece alimentos por peso (quilo) e outro que faça o controle por mesas.
Esta iniciativa contou com o apoio da Associação Brasileira de Automação Comercial (Afrac), que doou os equipamentos, e permitirá que os auditores fiscais se especializem antes de iniciarem o processo de fiscalização na empresa do contribuinte.
Segundo nota da Secretaria da Fazenda de Santa catarina, publicada em seu site, estão previstas para o próximo ano, estações de simulação para os outros setores, como por exemplo: supermercados, joalherias, lojas de calçados, roupas, etc.
É uma iniciativa importante, pois aproxima o fiscal da realidade das empresas, e mostra que a fiscalização realmente não fica parada no tempo, ela está sempre em constante reciclagem e acompanha o dia a dia dos negócios.
Em SC, o PAF (Programa Aplicativo Fiscal) é obrigatório, ou seja: os contribuintes apenas podem emitir cupons fiscais utilizando programas aplicativos que tenham sido homologados. O GPAF é homologado para uso em todos os estados brasileiros, e somos credenciados inclusive em SC.
Fonte: http://www.sef.sc.gov.br


