Como Bloquear a Venda para um Cliente com Limite de Crédito Ultrapassado e Pendências Financeiras?
Este tutorial tem o objetivo de mostrar como o sistema realiza o bloqueio da venda para o cliente que tenha títulos de pagamento em atraso no financeiro e que tenha o seu limite de crédito ultrapassado, podendo ou não ser liberada após a análise do Supervisor.
Tópicos deste tutorial:
Como habilitar o sistema para realizar o bloqueio financeiro.
Como definir o usuário como supervisor.
Como verificar o limite de crédito definido para o cliente.
Como verificar se existe algum título em atraso no financeiro.Como habilitar o sistema para realizar o bloqueio financeiro?
1. Acesse o menu Gerência | Configurações do Sistema
2. Clique em Sistema - Configurações Avançadas e ative a opção "Habilitar Bloqueio Financeiro (Limite de Crédito / Título em Atraso) e clique em Confirmar
Como definir o usuário como supervisor?
1. Acesse o menu Gerência | Usuários | cadastro de Usuários
2. Na aba Cadastros, selecione o usuário que será definido como Supervisor
3. Na aba Detalhes do usuário marque a opção "Supervisor (Permite liberar Vendas)" e clique em Confirmar.
4. Após realizar as etapas anteriores, o usuário Supervisor sempre será solicitado quando o limite de crédito for ultrapassado e/ou tiver títulos em aberto no financeiro no momento de Encerrar a venda, coloque o usuário e a senha cadastrada como supervisor para prosseguir com a verificação da situação financeira do cliente.
5. Após a análise dos dados financeiros, no campo justificativa, coloque o motivo da liberação e clique em liberar, ou clique no botão manter bloqueado para negar a operação.
Como verificar o limite de crédito definido para o cliente?
1. Acesse o menu Cadastro | Clientes
2. Clique no botão Perfil e verifique no campo "Limite de Crédito" o valor do crédito estipulado.
Dica: No campo chamado "Situação Cadastral" se estiver marcado com a opção Bloqueado pelo Financeiro, ao tentar gerar uma venda para este cliente o sistema não permitirá realizar o procedimento, sendo que é permitido gerar uma venda somente para clientes Ativos.
Como verificar se existe algum título em atraso no financeiro?
1. Acesse o menu Cadastro | Clientes
2. Clique no botão Financeiro e filtre por "Títulos em Aberto" e verifique se algum deles está em atraso.
Dica: O sistema possui legenda em cores para mostrar qual a situação em que se encontra os títulos.
Cor Rosa: Títulos em Atraso - Cor Azul: Títulos em Aberto - Cor Verde: Títulos Quitados