Como Configurar o Sistema para Regime Tributário Simples Nacional
Este tutorial tem o objetivo de mostrar como configurar o sistema e os impostos para utilizar o regime tributário conhecido como Simples Nacional, através da CFOP que o contabilista informar,antes de enviar a Nota Fiscal Eletrônica.
1. Acesse o menu Gerência | Configurações do Sistema
2. Clique na opção Imposto – Marque a opção “ME ou EPP Optante pelo Simples Nacional” – Confirmar.
Como Configurar os Impostos para Simples Nacional?
1. Acesse: Menu principal | Escrita Fiscal | Central de impostos.
2. Selecione a CFOP desejada (Ex: 5102 Venda Comércio) – Clique em Alterar Operação.
3. Preencha o campo Descrição NF com a mesma descrição do campo Descrição Interna, retirando o número ao lado. (Ex: Venda Comércio).
4. Na opção Tipo da NF – Selecione Entrada ou Saída, que é o modo de emissão da nota.
5. No campo Mensagem Fiscal – Preencha caso for preciso, esta informação sairá em Dados Adicionais na Nota Fiscal, consulte o Contabilista para verificar o que precisa especificar caso necessário.
6. Nas abas ICMS / IPI / PIS / COFINS / ISSQN – Selecionar a tributação Não Incidente para todos os impostos.
7. Clique em Confirmar para finalizar a configuração dos impostos na CFOP.
Dica: Esta configuração sugerida acima é padrão para empresas que optam pelo regime tributário Simples Nacional, porém é recomendado consultar o seu contador para que ele informe qual a CFOP necessária para cada caso e se haverá algum imposto INCIDENTE, pois as configurações acima podem ser alteradas conforme a operação fiscal a ser realizada.