Atendimento Segunda a Sexta-feira das 8:15 às 11:45 e das 13:00 as 17:45 - Sábados das 8:30 às 11:45 (Horário de Brasília) Whatsapp Comercial Whatsapp Suporte Telefone Contato Comprar Nos Ligamos para Você Atendimento online

Como excluir / apagar um produto [Vídeo]

O Sistema Gestor.SYS permite que você elimine um produto cadastrado, desde que ele não tenha nenhum movimento.

O Sistema Gestor utiliza um mecanismo de segurança dos dados chamado de Integridade Referencial, isso significa que se você fez algum movimento com o produto, ele não poderá ser eliminado - pois é referenciado em algum outro ponto do sistema. Isso evita que acidentalmente sejam eliminados cadastros utilizados em vendas, ordens de serviços, orçamentos ou movimento de estoque.

Para eliminar um produto, siga os seguintes passos:

1. Acesse: Menu Principal | Estoque | Cadastro de Mercadorias.

2. Localize o produto que você deseja eliminar - Clicando em "Localizar Produto".

3. Clique em "Excluir".

4. Será apresentada a mensagem de confirmação para Exclusão.  Clique em Sim (ou Yes).

5. Pronto, o produto foi eliminado, ou, a mensagem de Integridade Referencial foi exibida.

O que fazer se o produto teve movimento e mesmo assim precisa ser eliminado.

Caso o produto tenha algum movimento, de fato não será possível eliminá-lo, pois isso iria ferir o princípio de segurança explicado no início deste tutorial. Nossa sugestão é que você tire o produto de linha. Veja como fazer:

1. Uma vez na ficha cadastral do produto que você deseja eliminar, clique na página "Dados Adicionais".

2. Modifique a situação do produto para "Fora de Linha".  Isso fará com que o produto não seja mais exibido na listagem geral de produtos.

3. Clique em "(F3) - Confirmar" para que a alteração seja gravada.

Importante: Para manter a integridade dos seus dados, e a consistência das informações, recomendamos que você não reutilize códigos (referências) de produtos.

 

« voltar Recomendar/Indicar este conteúdo Enviar uma pergunta