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Como gerar e validar o arquivo SINTEGRA.

Este tutorial tem o objetivo de mostrar como gerar o arquivo "SINTEGRA" através do Sistema Gestor, seja para enviar à contabilidade ou diretamente para a SEFAZ.  O arquivo SINTEGRA irá capturar todas informações de notas fiscais das operações de entradas e saídas do período que você selecionar.

Tópicos deste tutorial:
1 - Como ativar a funcionalidade no sistema para gerar o arquivo SINTEGRA.
2 - Como gerar o arquivo SINTEGRA com as operações lançadas no sistema.
3 - Como validar o arquivo SINTEGRA gerado pelo sistema.
4 - Links úteis sobre o SINTEGRA.

Como ativar a funcionalidade no sistema para gerar o arquivo SINTEGRA?

1. Acesse o menu Gerência - Configurações do Sistema

 

2. Clique na aba "Impostos" e ative a opção "Habilitar o módulo de Geração de Arquivos para Sintegra", clicando posteriormente em "Confirmar"

2 - Como gerar o arquivo SINTEGRA com as operações lançadas no sistema?

 1. Acesse o Menu Escrita Fiscal | Sintegra

 

 2. Informe o intervalo de datas desejado para a geração do arquivo e clique no botão "OK, Gerar Arquivo" conforme ilustrado a seguir:

 OBSERVAÇÃO: Caso deseje alterar as configurações para a geração do arquivo Sintegra conforme sua necessidade, poderá utilizar a opção de "Configurações" conforme ilustração abaixo.

 3. Após clicar no botão "OK, Gerar Arquivo" o sistema irá mostrar o caminho onde foi salvo com a seguinte nomenclatura Sintegra_01112010_ate_10112010.txt, sendo que neste exemplo exibido, o período selecionado foi do dia 01/11/2010 até 30/11/2010, onde geralmente o período selecionado é o mês anterior ao atual ou o intervalo de datas especificado pela contabilidade.

 

DICA: Para visualizar todos os arquivos do sintegra que foram gerados pelo sistema, acesse o seguinte caminho C:\Gtot2000\Sintegra conforme ilustrado na imagem abaixo.

 

3 - Como validar o arquivo SINTEGRA gerado pelo sistema.

A SEFAZ distribui um aplicativo, que faz a checagem dos dados do arquivo SINTEGRA gerado por qualquer sistema. Sempre que você gerar um arquivo SINTEGRA através do Sistema Gestor, você precisa validá-lo para ter certeza de que os dados que estão sendo informados estão corretos e consistentes.

1 - Você pode obter aqui uma cópia da versão mais atualizada do VALIDADOR SINTEGRA.

2 - Acesse o aplicativo validador do SINTEGRA, e clique no botão para seleção do arquivo.

3 - Escolha o arquivo que você deseja validar - Por padrão ele estará gravado na pasta "C:\GTOT2000\SINTEGRA" do seu servidor.

4 - Clique em "Validar".

5 - Clique na página "Críticas" para ver o relatório contendo as mensagens de crítica do validador, que podem ser apenas alertas ou erros. Alertas não impedem a transmissão. Erros impedem a transmissão e você precisa resolvê-los de acordo com a mensagem exibida.


 

4 - Links úteis sobre o SINTEGRA:

  • Aplicativo Validador do SINTEGRA:   Programa para validação de arquivos magnéticos no formato definido pelo Convênio ICMS 57/95 e alterações. O programa VALIDADOR SINTEGRA valida e grava o arquivo preparando-o para entrega nos Fiscos Estaduais.
    http://www.sefaz.rs.gov.br/DWN/Downloadstg.aspx

  • Programa de transmissão de arquivos gerados pelo VALIDADOR SINTEGRA (TED). O TED permite a transmissão dos arquivos do convênio 57/95 para as administrações tributárias dos Estados e do DF. Exceto Paraná e Santa Catarina, que possuem sistemática própria de recepção.
    http://www.sefaz.rs.gov.br/dwn/DownloadTED.aspx

  • Transmissão para Paraná e Santa Catarina. Estes dois estados possuem sistemática diferenciada para a recepção dos arquivos SINTEGRA. Obtenha mais informações diretamente no site do projeto:
    http://www.sintegra.gov.br/rec_pr.html

  • Site oficial do SINTEGRA:  Site oficial do Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços:  Este site permite que você acesse o site da SEFAZ de todos os estados - muito útil para consultas aos cadastros de Inscrições dos Contribuintes de cada estado.
    www.sintegra.gov.br

 

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