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Como utilizar a Pré venda ou Venda em duas etapas

 

Uma modalidade de vendas muito utilizada em empresas de varejo é a venda em duas etapas, também conhecida como pré-venda.

Primeira etapa: O cliente é atendido por um vendedor da sua empresa, e ambos se dirigem ao computador (terminal) de vendas - que geralmente fica no balcão ou em pontos estratégicos de atendimento. O vendedor abre uma pré-venda para este cliente, e lança cada um dos produtos que vão sendo escolhidos pelo cliente.

Após a inclusão de todos os produtos, o vendedor emite o comprovante de pré-venda e entrega para o cliente retirar no caixa. Além disso, o vendedor, separa os produtos e os entrega no caixa para retirada.

Neste ponto o cliente ainda não pagou, e ainda não retirou os produtos. Os produtos foram separados, mas não são considerados ainda como vendidos.

Segunda etapa: O cliente apresenta seu cupom de pré-venda para o operador do caixa, que localiza a pré-venda, faz o acerto financeiro e entrega os produtos para o cliente. Neste ponto o sistema considera os produtos vendidos, baixando-os do estoque, e fazendo o lançamento financeiro - em caixa ou títulos a receber dependendo da negociação entre o atendente do caixa e o cliente.

Tópicos deste tutorial:
Como configurar o sistema para utilizar a venda em duas etapas (pré-venda)
Como fazer Vendas em duas Etapas: - Etapa 1 - Escolha dos produtos
Como fazer Vendas em duas Etapas: - Etapa 2 - Acerto Financeiro
Finalizando o pagamento - Cliente pagou A Vista.
Finalizando o pagamento - Cliente pagou A Prazo. 

Como configurar o sistema para utilizar a venda em duas etapas (pré-venda):

1. Acesse: Menu Principal | Gerência | Configurações do Sistema.

2. Clique na Opção: Venda Rápida (PDV) | Tela de Vendas.

3. Marque a caixa de checagem "Utilizar módulo de pré-venda (Venda em 2 etapas)".

4. Pronto, seu sistema está configurado e pronto para operar com o módulo de vendas em duas etapas.

Como fazer Vendas em duas Etapas: - Etapa 1 - Escolha dos produtos

1. Acesse : Menu Principal | PDV | Pré Venda / Venda em duas etapas, ou clique no botão corresponde assinalado a seguir:

2. Será exibida a tela da Pré-Venda - Venda em duas Etapas:

3. No campo "Descrição do Produto", digite a referência (código), ou faça a leitura do código de barras.

Dica: Além da pesquisa exata (por referência ou código de barras), o sistema permite a busca contextual - ou seja: você pode digitar uma parte da descrição do produto, não importando se ela está no início, meio ou fim da descrição.  Exemplo: se a descrição estiver cadastrada como "CALCULADORA LIVSTAR CNN8881", você pode simplesmente digitar LIVSTAR e selecionar na lista que será exibida.

4. Inclua cada um dos produtos de acordo com a compra do seu cliente.

5. Após incluir todos os produtos na pré-venda, identifique o cliente. Se o cliente já estiver cadastrado, clique em "F2 - Escolher Cliente" e faça a busca. Caso seja um novo cliente, clique em "Cadastrar Novo". 

6. Digitados os itens e identificado o cliente,  Finalize a Pré-Venda, clicando em "Imprimir Pré-Venda".

7. Selecione o nome do vendedor que efetuou a venda, e clique em "Salvar".

8. Ao clicar em "Salvar", o cupom da sua Pré-Venda será impresso no local que estiver configurado.

9. Pronto, a primeira etapa da Pré-Venda está finalizada.

Como fazer Vendas em duas Etapas: - Etapa 2 - Acerto Financeiro

Esta etapa é realizada pelo operador do caixa, e a finalidade é efetuar o acerto financeiro (cobrança) e entrega efetiva do pedido ao cliente.

1. Acesse a lista de pré-vendas, clicando em: Menu Principal | Faturamento | Venda.

2. Digite o número da pré-venda.

3. Veja no cupom onde identificar o número.

Dica: Você pode localizar uma pré-venda, digitando qualquer informação, como por exemplo: Nome do Cliente, Vendedor, etc.

4. Escolha a Pré-Venda clicando sobre ela na grade (caso exista mais de uma que atenda ao critério de seleção). Uma vez selecionada a pré venda, Clique em "Acessar Pedido".

5. Clique em  "Finalizar Pagamento" para ter acesso a tela de Encerramento da Venda.

Finalizando o pagamento - Cliente pagou A Vista.

1. No campo "Dinheiro" preencha o total que ele entregou em dinheiro, para que o sistema calcule corretamente o troco.

Dica: Caso você venha a conceder desconto ao cliente, preencha o campo correspondente. Observe que o desconto pode ser em percentual (%) ou diretamente um valor.

2. Clique em "(F6) - A Vista".

3. Pronto, Neste ponto o valor líquido pago pelo cliente (Total pago - Troco) será lançado no seu caixa, e o estoque dos produtos será baixado.

4. Para conferir o valor no caixa, Acesse: Menu Principal | Financeiro | Caixa.

Finalizando o pagamento - Cliente pagou A Prazo.

1. Na tela de Finalização do pagamento, clique em "(F9) - A Prazo"

2. Escolha o plano de pagamento / Prazo solicitado pelo cliente, e clique em "Confirmar".

 

3. Pronto, neste momento a venda foi finalizada, o estoque foi baixado, e foram gerados os títulos financeiros no Contas a Receber.

4. Para conferir o lançamento das Contas a Receber, acesse a Ficha do Cliente: Menu Principal | Cadastros | Clientes, e clique na página "Títulos".

 

 

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