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FAQ - Faturamento / Vendas por pedido

Como informar a numeração das notas?

Exemplo: A empresa mudou de endereço. Na nova cidade foi iniciada novamente a numeração dos talonários. Emitimos a partir da nota 360 desde o inicio do ano. O sistema permitirá emitir notas com o mesmo número? Como fazer?

Para emitir as notas com a numeração correta, basta informar o número da nota na própria tela de manutenção do cadastro da nota fiscal.  

O sistema inicia sempre a numeração do 000.001, porém você pode alterar livremente o número da nota fiscal, (para 000.360 por exemplo), e na próxima nota a ser emitida, ele irá seguir a numeração do 361, 362, etc.

O sistema Gestor.SYS somente permite que você utilize o mesmo número uma única vez, ou seja, não podem existir duas notas com o mesmo número. Porém caso ocorra uma troca de talonários (modelo manual para modelo impresso), e seja necessário reiniciar a numeração, você pode simplesmente incluir um novo modelo de notas fiscais em: Menu Principal > Gerência > Configurações do Sistema > Nota Fiscal .Layout. (Incluir novo modelo), e a numeração será reiniciada para este modelo.

Como ver o lucro das minhas vendas?

Você pode ver o lucro bruto (diferença entre o preço de custo e o valor de venda), de duas maneiras distintas:

1. Lucro bruto de uma venda específica.
- Acesse: Menu Principal | Cadastros | Clientes.
- Localize o cliente para o qual você fez a venda e quer verificar o lucro (clicando no botão "Localizar Ficha").
- Uma vez dentro da ficha cadastral do cliente, clique no botão "Vendas" - será exibida a lista completa de todas as vendas efetuadas a este cliente.
- Escolha a venda que você deseja analisar (clicando sobre ela na grade)
- Clique no botão Relatórios no menu lateral à esquerda e selecione o relatório por faturas ou o que melhor atender a necessidade.

2. Lucro bruto das vendas de um período:
É possível emitir um relatório do lucro bruto auferido nas vendas por qualquer período. Você pode ver estes dados por produto, por cliente, por vendedor, ou mesmo por grupo de produtos. Inclusive pode ver os gráficos disso. Veja com detalhes no tutorial: Como ver as vendas que fiz

Faço vendas de produtos em atacado porém é comum o fornecimento de vários pedidos para um determinado cliente e o faturamento destes pedidos ocorrem no final do mês ou seja passo o mês inteiro fornecendo para o cliente e no fim do mês faço um apanhado dos pedidos dele e somo tudo e parcelo em 30/60/90 é possível isso ser feito no sistema?

Sim, existe essa possibilidade, e ela foi desenvolvida para resolver esse tipo de situação. Chamamos esta funcionalidade de conta corrente, e recomendamos que seja utilizada sempre que você tenha situações de negociação com o cliente, em que ele compra em aberto e faz o acerto de tempos em tempos.

Veja como funciona:

Você vai determinar na ficha cadastral do cliente, que ele utilizará a cobrança via "Conta corrente". Após essa configuração, as vendas efetuadas para este cliente não irão gerar títulos a receber no Financeiro, irão gerar apenas um lançamento na ficha de conta corrente. Quando fechar o mês (ou livremente a qualquer momento), você pode acessar o conta corrente, e gerar títulos do saldo em aberto (ou de parte dele, de maneira bem flexivel). Veja como fazer:

Como habilitar o cliente para trabalhar com conta corrente
1. Acesse: Menu Principal | Cadastros | Clientes.
2. Localize o cliente - clicando em "Localizar Ficha".
3. Clique no botão  "Perfil", localizado no menu lateral esquerdo da ficha do cliente.
4. Escolha "SIM" na caixa de seleção: "Usar C.Corrente"
5. Clique em Confirmar.
6. Pronto, a partir de agora todas as vendas desse cliente serão registradas no conta corrente - e não irão gerar títulos financeiros.

Como fazer uma venda para o cliente que utiliza conta corrente
1. Siga os procedimentos normais de venda, emita a nota fiscal, fatura, romaneios, enfim todos os documentos necessários para sua venda.
2. Para ver em detalhes como fazer uma venda no sistema, veja o tutorial: Como fazer um novo pedido.
3. Após finalizar a venda (encerrando o pedido), acesse a ficha cadastral do seu cliente, e clique em "Conta corrente".

Para fazer um pagamento através do Conta Corrente
1. Acesse a ficha cadastral do seu cliente e no botão Financeiro clique em "Conta corrente / Fiado".
2. Na tela de conta corrente deste cliente, clique em "Pagar".
3. Preencha as informações de pagamento, tais como: Prazo, Nro do documento, Valor, etc... Após preencher os dados de pagamento, clique em "Criar Parcelas".
4. Confira as parcelas geradas, altere se necessário, e ao finalizar clique em "Criar títulos" - Isso fará com que o valor de cada título seja creditado no Conta Corrente, reduzindo seu saldo.
5. Este procedimento na realidade não abate a dívida do cliente, apenas tira do conta corrente, e cria títulos a receber.  Confira esses títulos criados, acessando a página de "titulos" na ficha cadastral do seu cliente.

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