Atendimento Segunda a Sexta-feira das 8:15 às 11:45 e das 13:00 as 17:45 - Sábados das 8:30 às 11:45 (Horário de Brasília) Comprar Nos Ligamos para Você Atendimento online

Nota Fiscal - Como configurar o rateio de despesas

Ao gerar uma nota fiscal, além dos produtos existem algumas despesas adicionais, que serão somadas ao valor total da nota, como por exemplo: (IPI, Frete, Seguro, Despesas acessórias e valor do ICMS por Substituição Tributária).

Algumas empresas costumam cobrar estas despesas adicionais na primeira parcela da nota fiscal, algumas  preferem cobrar apenas na última parcela, e outras preferem simplesmente dividir entre todas as parcelas, de maneira igual.
 
O Sistema Gestor permite que você configure o modo como é feito este rateio na nota fiscal. Por padrão o sistema segue configurado para dividir de maneira igual entre todas as parcelas, ou seja: o IPI por exemplo, será somado ao total dos produtos e dividido pelo número de parcelas.
 
Veja como configurar:
 
1. Acesse: Menu Principal | Gerência | Configurações do Sistema.
 
 
2. Selecione a página "Impostos".
 
3. Escolha a forma como o sistema deve efetuar o rateio das despesas adicionais:
 
 
4. Ao finalizar, clique em "Confirmar".
 

Como recalcular uma nota fiscal já gerada.

A nova forma de rateio que você configurar, apenas terá validade para as novas notas fiscais a serem geradas pelo sistema. Caso você necessite recalcular uma nota fiscal já gerada pelo sistema, siga os passos abaixo:
 
1. Acesse: Menu Principal | Faturamento | Notas Fiscais | Cadastro de notas fiscais
 
 
2. Será exibida a tela de notas fiscais. Basta selecionar a nota fiscal desejada e clicar em "Acessar Nota Fiscal' ou clicar duas vezes em cima da nota.
 
 
3. Acesse o botão (F8) - "Faturas", selecione outro prazo de pagamento e clique no botão 'Recalcular" para que o valor seja distribuído entre as parcelas como mostra a imagem abaixo:
 
 
5. Pronto, a nota fiscal foi recalculada, e o rateio das despesas adicionais foi feito seguindo as novas configurações. 
« voltar Recomendar/Indicar este conteúdo Enviar uma pergunta