Pedidos - Como adicionar observações.
O Sistema Gestor permite que você adicione observações a um determinado pedido. Essas observações podem ser:
- De uso interno - apenas aparecerão no cadastro do pedido e servem para facilitar a comunicação interna da sua equipe.
- De uso externo - utilize para escrever uma observação que deverá ser impressa na fatura / romaneio / orçamento que será entregue ao cliente.
1. Acesse a ficha cadastral do cliente para o qual deseja adicionar observações no pedido. Acesse: Menu Principal | Cadastros | Clientes.
2. Localize a ficha do cliente - Clicando no botão "Localizar".
3. Uma vez localizado o cliente, clique no botão "Vendas"
4. Para acessar o pedido já digitado, clique no botão "Acessar Pedido" existente no topo da tela, e que fica ao lado do botão de inclusão - que você utiliza para incluir um novo pedido.
5. Será exibida a tela com o pedido que você selecionou.
6. Clique em "(F7) - Observações".
7. Na parte superior da tela, você verá as observações que foram digitadas na ficha cadastral do cliente.
8. Clique em "Obs. do Pedido", para digitar as observações de uso interno - que ficarão disponíveis apenas na ficha cadastral do cliente e não serão impressas nas faturas.
9. Clique em "Obs. do Faturamento", para acrescentar as observações de uso "externo" e que serão impressas nas faturas / orçamentos do cliente.
10. Acesse a página principal do pedido - Clicando em "(F5) - Pedido".
11. Confirme a gravação dos dados que você alterou, clicando em: "(F3) - Confirmar"
12. Pronto, suas observações foram gravadas, e se alguma delas for observação da fatura, ela será impressa nos relatórios, como no seguinte exemplo: