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Pedidos - Como adicionar observações.

O Sistema Gestor permite que você adicione observações a um determinado pedido. Essas observações podem ser:

  • De uso interno - apenas aparecerão no cadastro do pedido e servem para facilitar a comunicação interna da sua equipe.
  • De uso externo - utilize para escrever uma observação que deverá ser impressa na fatura / romaneio / orçamento que será entregue ao cliente.

 

1. Acesse a ficha cadastral do cliente para o qual deseja adicionar observações no pedido. Acesse: Menu Principal | Cadastros | Clientes.

2. Localize a ficha do cliente - Clicando no botão "Localizar".

3. Uma vez localizado o cliente, clique no botão "Vendas"

4. Para acessar o pedido já digitado, clique no botão "Acessar Pedido" existente no topo da tela, e que fica ao lado do botão de inclusão - que você utiliza para incluir um novo pedido.

5. Será exibida a tela com o pedido que você selecionou.

6. Clique em "(F7) - Observações".

7. Na parte superior da tela, você verá as observações que foram digitadas na ficha cadastral do cliente.

8. Clique em "Obs. do Pedido", para digitar as observações de uso interno - que ficarão disponíveis apenas na ficha cadastral do cliente e não serão impressas nas faturas.

9. Clique em "Obs. do Faturamento", para acrescentar as observações de uso  "externo" e que serão impressas nas faturas / orçamentos do cliente.

10. Acesse a página principal do pedido - Clicando em "(F5) - Pedido".

11. Confirme a gravação dos dados que você alterou, clicando em: "(F3) - Confirmar"

12. Pronto, suas observações foram gravadas, e se alguma delas for observação da fatura, ela será impressa nos relatórios, como no seguinte exemplo:

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